quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Verbo de Deus

Graça e paz querida igreja,
Os discípulos da minha célula são um pouquinho mais privilegiado que vocês, pois ouviram esta palavra ontem na célula, mas eu acredito que este assunto é tão precioso que mesmo sendo repetido para ele o Senhor Jesus vai falar.
Abra a sua bíblia em João 1:1-5
1.       No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2.       Ele estava no princípio com Deus.
3.       Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
4.       Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
5.       E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
Esta passagem carrega um peso de mistério, de manto, porque é uma revelação dada para os seus discípulos, uma passagem que seria um complemento de Genesis capitulo 01, uma tradução do mistério da criação. É como se até então enxergássemos Genesis capitulo 01 com uma miopia espiritual e simplesmente João nos proporcionou novas lentes de leitura, um novo prisma de entendimento.
Com a nova perspectiva que João proporcionou para nós convido meus amados irmãos a abrirem as suas bíblia em Genesis capitulo 01.
Vamos caçar e enumerar todos os verbos descritos aqui em Genesis 01, não os impessoais, intansitivos, mas os tansitivos, ou seja, aquele que é carregado de autoridade e que causam um efeito em alguma coisa, e segundo o revelação de João entenderemos que é o nosso Senhor Jesus Cristo agindo na criação, vejamos:
1.       No princípio criou Deus o céu e a terra.
Olha o verbo aqui logo no primeiro versículo, está na terceira pessoa do pretérito perfeito do modo indicativo
2.       E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
3.       ¶ E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
Olha aqui o verbo haver na terceira pessoa do modo conjuntivo

4.       E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.
Olha o verbo fazer na terceira pessoa no pretérito perfeito do modo indicativo
5.       E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.
6.       ¶ E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
7.       E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.
8.       E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.
9.       ¶ E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.
10.   E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.
11.   E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.
12.   E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
13.   E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.
14.   ¶ E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
15.   E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.
16.   E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.
17.   E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,
18.   E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.
19.   E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.
20.   ¶ E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.
21.   E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
22.   E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.
23.   E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.
24.   ¶ E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.
25.   E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
26.   ¶ E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
27.   E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
28.   E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
29.   ¶ E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
30.   E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.
31.   ¶ E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.

Enfim queridos na minha contagem Jesus é mencionado 30 vezes no capitulo 01 de Genesis participando da criação do mundo. Mas eu te desafio a contar, pois a minha contagem foi superficial... É um texto rico, a pressão do poder de Deus é manifestada pelos verbos contidos neste capítulo.
Levando em consideração que a nossa vida seja uma grande história, você acha que é possível ter uma linda história sem a presença do VERBO? Jamais! Então se você entrou aqui por ventura desgostoso de sua história é porque ela está precisando do verbo!
Há muito tempo atrás ouvi uma expressão de uma amiga barraqueira, no qual ela estava em uma situação que ela ficou bastante furiosa, mas não lembro direito do que era, só sei que ela disse assim: Quando chegar lá naquele lugar “Eu vou soltar o verbo!” Quantos aqui já ouviram esta expressão?
E eu quero me valer desta expressão, claro que não pelos mesmos motivos, porque o verbo que minha amiga estava falando era aquele de contenta de briga e desavenças, mas o verbo no qual me refiro é o nosso Senhor Jesus Cristo Aleluia!: PRECISAMOS SABER COMO LIBERAR O VERBO.  
E está é a pergunta central desta palavra: COMO LIBERAREMOS O VERBO? SERÁ QUE REALMENTE SABEMOS LIBERAR O VERBO?
Sim porque todos nós temos coisas sérias para serem solucionadas, todos temos desafios em nossa frente, todos nós temos causas importantes, outros precisam literalmente de um milagre! Quantos aqui precisam de um milagre digam amém! E o milagre só vai vir quando o VERBO for liberado!
Mas abra a sua bíblia comigo em João 11
                 1 
Havia um homem chamado Lázaro. Ele era de Betânia, do povoado de Maria e de sua irmã Marta. E aconteceu que Lázaro ficou doente.

 2 
Maria, sua irmã, era a mesma que derramara perfume sobre o Senhor e lhe enxugara os pés com os cabelos.
 3 
Então as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: “Senhor, aquele a quem amas está doente”.

Vocês lembram desta Maria? É aquela do vaso de alabrastro de (Lucas 07:38)
aquela mesma adoradora que pela fé que não viu barreiras para pedir perdão por sua vida agora para por uma terrível situação de morte em sua família. Que tribulação! Quanta dor irmão! Então ela manda mensageiros para Jesus e olha o que Jesus fala:
 4 
Ao ouvir isso, Jesus disse: “Essa doença não acabará em morte; é para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela”.

Existem tribulações que passamos em nossa vida que não é para morte, mas é para que o Filho de Deus, O VERBO seja glorificado! Agora segura aí meu irmão: E o Senhor me disse desta forma: Diga assim a todos aqueles que estiverem nesta noite: A tribulação que você está passando, a dor que você está passando, NÃO É PARA MORTE, NÃO É PARA MORTE, NÃO É PARA MORTEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE! Você recebe igreja?
Mas é para que você aprenda a liberar o VERBO! Porque o filho de Deus será glorificado, O filho de Deus será glorificado, O filho de Deus será glorificado!
Como o filho de Deus é glorificado?
 5 
Jesus amava Marta, a irmã dela e Lázaro.

 6 
No entanto, quando ouviu falar que Lázaro estava doente, ficou mais dois dias onde estava.

Deus estava levando aquela família e principalmente Maria a adoradora, a um novo nível de fé! E eu quero te dizer uma coisa meu irmão é para este nível de fé que Jesus está te direcionando! E a palavra fala que mesmo sabendo da noticia Jesus ficou mais dois dias onde estava! O tempo está relacionado diretamente a este nível de fé que ele quer te levar.
Toda a igreja tem que migrar de uma “fé parcial” em direção a “fé que ativa o VERBO”. E para isso precisamos ser testados, vamos passar por testes, vamos passar por provações, e a paciência e a perseverança serão testadas dentro de nós. Marta e Maria estava passando pela prova, mas Deus em parceria com Jesus já havia decidido o final daquela história! Aquela tribulação não era para morte!
E eu quero te dar uma boa noticia meu irmão que veio aqui esta noite “o seu caso é semelhante ao de Maria e Lazaro, parece que está demorando, parece que o Senhor ignorou o teu pedido, parece que suas orações não estão sendo respondidas, mas eu quero te dizer que SÓ PARECE! SÓ PARECE! O FINAL JÁ ESTÁ DECIDIDO IRMÃO! A TUA TRIBULAÇÃO NÃO É PARA MORTE!
 7 
Depois disse aos seus discípulos: “Vamos voltar para a Judéia”.

 8 
Estes disseram: “Mestre, há pouco os judeus tentaram apedrejar-te, e assim mesmo vais voltar para lá?”

 9 
Jesus respondeu: O dia não tem doze horas? Quem anda de dia não tropeça, pois vê a luz deste mundo.

 10 
Quando anda de noite, tropeça, pois nele não há luz.

Havia dificuldades no trajeto, Jesus em uma passagem anterior quase foi apedrejado na Judéia, havia dificuldades para que Ele fosse ao encontro daquela família, na verdade quem via aquela dificuldade não era Ele, mas eras os discípulos que estavam com Ele. Tem gente achando difícil de acontecer o que você está pedindo para Deus? Tem gente vendo dificuldades, tem gente vendo as ameaças, mas eu quero te dizer que Jesus não está vendo dificuldades em te abençoar! Nada vai impedir a sua benção! Na vai impedir o seu milagre irmão! TUDO O QUE VOCÊ PRECISA É ATIVAR O VERBO!
 11 
Depois de dizer isso, prosseguiu dizendo-lhes: “Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou até lá para acordá-lo”.

 12 
Seus discípulos responderam: “Senhor, se ele dorme, vai melhorar”.

 13 
Jesus tinha falado de sua morte, mas os seus discípulos pensaram que ele estava falando simplesmente do sono.

 14 
Então lhes disse claramente: Lázaro morreu,

(Sabe esses discipulos de Jesus ainda estavãm sendo trabalhados em sua fé, por isso que eles pagam esse papelão, por isso eles dão este mal testemunho, ao invés de incentivar Jesus a ir ao encontro de Marta, Maria e Lazaro, eles procuram argumentos pra embargar aquilo de acontecer... Podemos dizer que eles são uma “tentativa” de impedimento da benção chegar...É irmãos...Os proprios discipulos...A propria equipe de 12. E isso aqui é um ensinamento pra mim que sou lider e pra todos)
 Deus sabe exatamente o que você está passando! Deus sabe claramente o que você está passando! E Deus se importa com você.... mas onde estava Maria? Estava lá orando, estava lá clamando, estava aguardando, estava intercedendo...Essa tem que ser a sua atividade durante o agir de Deus meu irmão!
 15 
e para o bem de vocês estou contente por não ter estado lá, para que vocês creiam. Mas, vamos até ele.

Ou seja na irmão, nada  é oculto pra Jesus, aqueles discipulos nao estavam entendendo nada, mas Jesus já sabia que eles depois daquilo eles iriam crer... e diante das tentativas frustadas dos proprios discipulos em fazer com que aquilo “não” acontecesse... Jesus disse: Estou contente para que vocês creiam!

 16 
Então Tomé, chamado Dídimo[56], disse aos outros discípulos: “Vamos também para morrermos com ele”. 
[56] Tanto Tomé (aramaico) como Dídimo (grego) significam gêmeo.


Olha o comentario irônico de Tomé...me diga se ironia e incredulidade não andam de mãos dadas?

 17 
Ao chegar, Jesus verificou que Lázaro já estava no sepulcro havia quatro dias.

 18 
Betânia distava cerca de três quilômetros[57] de Jerusalém, 
[57] Grego: 15 estádios. Um estádio equivalia a 185 metros.

 19 
e muitos judeus tinham ido visitar Marta e Maria para confortá-las pela perda do irmão.

 20 
Quando Marta ouviu que Jesus estava chegando, foi encontrá-lo, mas Maria ficou em casa.

 21 
Disse Marta a Jesus: Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido.

 22 
Mas sei que, mesmo agora, Deus te dará tudo o que pedires.

Perceba a declaração de Marta... Se lessemos somente a primeira parte das palavras de Marta para Jesus “poderiamos notar uma murmuração, uma cobrança por parte de Marta,

 23 
Disse-lhe Jesus: “O seu irmão vai ressuscitar”.

 24 
Marta respondeu: “Eu sei que ele vai ressuscitar na ressurreição, no último dia”.

 25 
Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;

 26 
e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?

 27 
Ela lhe respondeu: “Sim, Senhor, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo”.

Em poucas palavras Jesus põe em ordem de vez aquela luta interna que Marta estava passando...E talvez você tenha entrado aqui deste jeito, cheio de guerras internas, lutando contra a incredulidade, lutando contra a desistência, e talvez você pensa que esta luta está longe de acabar, porque passa dias e entra dias e parece não acabar, mas eu quero te dizer calma! TUDO O QUE VOCÊ PRECISA É ATIVAR O VERBO! Porque Ele está vindo ao Teu encontro! Em nome de Jesus ouça o Senhor te dizer nesta noite: Aquele que crer em mim viverá!

 28 
E depois de dizer isso, foi para casa e, chamando à parte Maria, disse-lhe: “O Mestre está aqui e está chamando você”.

 29 
Ao ouvir isso, Maria levantou-se depressa e foi ao encontro dele.

 30 
Jesus ainda não tinha entrado no povoado, mas estava no lugar onde Marta o encontrara
 31
Quando notaram que ela se levantou depressa e saiu, os judeus, que a estavam confortando em casa, seguiram-na, supondo que ela ia ao sepulcro, para ali chorar. ||Português: Nova Versão Internacional||João||11||31

 32 
Chegando ao lugar onde Jesus estava e vendo-o, Maria prostrou-se aos seus pés e disse: “Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido”. ||Português: Nova Versão Internacional||João||11||32

 33 
Ao ver chorando Maria e os judeus que a acompanhavam, Jesus agitou-se no espírito e perturbou-se. ||Português: Nova Versão Internacional||João||11||33


Perceba que a atitude de Maria foi diferente à atitude de Marta, pois Marta foi ao encontro de Jesus e dialogou com Ele, recebeu conselhos e suas guerras interiores acabaram, mas Maria meu irmão, Maria era adoradora extravagante, mais uma vez ela não se importa com quem está à sua volta e se quebra nos pés de Jesus e eu quero que você perceba que de todo este relato o único momento que moveu o interior de Jesus foi a partir deste ato de adoração, humilhação e quebrantamento... A Adoração, o quebrantamento verdadeiro ativa o VERBO em nosso favor... Para Marta leia o VS 30: Jesus nem se mexeu, mas para Maria veja o que ele diz no versículo abaixo..


 34 
“Onde o colocaram?”, perguntou ele. “Vem e vê, Senhor”, responderam eles. ||Português: Nova Versão Internacional||João||11||34

35 – E Jesus chorou
Tem muitos outros pregadores que já dissertaram sobre este choro de Jesus... Mas e minha reflexão eu percebo que o choro é o melhor remédio para um coração aflito não é verdade? O choro é como se fosse uma válvula de escape da pressão que nossas emoções recebem... e neste caso aqui a palavra diz que Jesus perturbou – se após ver o quebrantamento...O fato gerador daquela perturbação foi uma adoração, foi um desespero, e para aliviar a pressão daquela adoração Jesus chorou...

 36 
Então os judeus disseram: “Vejam como ele o amava!” ||Português: Nova Versão Internacional||João||11||36

 37 
Mas alguns deles disseram: “Ele, que abriu os olhos do cego, não poderia ter impedido que este homem morresse?” ||Português: Nova Versão Internacional||João||11||37

 38 
Jesus, outra vez profundamente comovido, foi até o sepulcro. Era uma gruta com uma pedra colocada à entrada. ||Português: Nova Versão Internacional||João||11||38

 39 
“Tirem a pedra”, disse ele. Disse Marta, irmã do morto: “Senhor, ele já cheira mal, pois já faz quatro dias”. ||Português: Nova Versão Internacional||João||11||39

 40 
Disse-lhe Jesus: “Não lhe falei que, se você cresse, veria a glória de Deus?” ||Português: Nova Versão Internacional||João||11||40

 41 
Então tiraram a pedra. Jesus olhou para cima e disse: Pai, eu te agradeço porque me ouviste. ||Português: Nova Versão Internacional||João||11||41

 42 
Eu sei que sempre me ouves, mas disse isso por causa do povo que está aqui, para que creia que tu me enviaste. ||Português: Nova Versão Internacional||João||11||42

 43 
Depois de dizer isso, Jesus bradou em alta voz: “Lázaro, venha para fora!” ||Português: Nova Versão Internacional||João||11||43

 44 
O morto saiu, com as mãos e os pés envolvidos em faixas de linho e o rosto envolto num pano. Disse-lhes Jesus: “Tirem as faixas dele e deixem-no ir”. ||Português: Nova Versão Internacional||João||11||44

 45 
Muitos dos judeus que tinham vindo visitar Maria, vendo o que Jesus fizera, creram nele. ||Português: Nova Versão Internacional||João||11||45


Até aqui irmãos... Glória a Deus
Existem lutas em nossas vidas nas quais são para fazer a nossa fé crescer... Jesus tinha um propósito em fazer com que aquela família APRENDESSE A ATIVAR O VERBO PELA FÉ
Porque a fé para si mesmo é um nível primário de exercermos fé, mas a fé para o meu próximo, a fé que crer na mudança e na restauração do meu colega de trabalho, a fé que crer na ressurreição do meu irmão, no meu vizinho, a fé que crer que muitas pessoas no mundo pode ser restauradas é essa fé na qual o Senhor quer fazer com que alcancemos.
Mas gostaria de ressaltar dois modos de exercermos esta fé
·         Ou exercemos como Marta, através de um dialogo com Deus contido, sem expressão
·         Ou exercemos como Maria, através de uma adoração extravagante
Que fique claro que nenhum deles está errado, e ambos atingiram o mesmo propósito, mas se seguirmos o exemplo da fé que Maria exerceu estaremos tocando o coração de Jesus para que ele aja em nosso favor...
Quais são os lázaros em sua vida?
Qual mudança você está esperando que o corra, mas que até agora não aconteceu?
Eu vou soltar o louvor e enquanto esta musica toca você decide qual exemplo você quer seguir... Se o de Marta ou de Maria.


 Lehi Nobre Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário