quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Santificação e Consagração


Levítico 27
1 ¶ Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando alguém fizer particular voto, segundo a tua avaliação serão as pessoas ao Senhor.
3 Se for a tua avaliação de um homem, da idade de vinte anos até a idade de sessenta, será a tua avaliação de cinqüenta siclos de prata, segundo o siclo do santuário.
4 Porém, se for mulher, a tua avaliação será de trinta siclos.
5 E, se for de cinco anos até vinte, a tua avaliação de um homem será vinte siclos e da mulher dez siclos.
6 E, se for de um mês até cinco anos, a tua avaliação de um homem será de cinco siclos de prata, e a tua avaliação pela mulher será de três siclos de prata.
7 E, se for de sessenta anos e acima, pelo homem a tua avaliação será de quinze siclos e pela mulher dez siclos.

Graça e paz queridos discipulos portadores de um avivamento que mudará esta terra.
                As vezes fico viajando na possibilidade de que o homem consiga abrir um tuneo do tempo para os tempos antigos. Já pensou se voltássemos no tempo para congregar com os nosso primeiros irmãos da igreja primitiva que maravilha ein? Já pensou pudéssemos voltar no tempo e conhecer Davi, Elias, ou voltarmos nos tempos de Moisés conduzindo o povo para Canaã? Seria maravilhoso! Quantas coisas aprenderíamos com eles... Acredito que assimilaríamos de uma forma diferenciada princípios que nos dias de hoje acabamos atropelando...
                Nesta passagem o Senhor ensina a Moisés um principio de santificação e consagração tremendo!
·          Do versiculo 01 ao 12 Deus orienta como santificar pessoas. Sendo que do vs 01 ao 07 destinado às pessoas mais afortunadas e do versículo 08 ao 12 para as pessoas com menos condições financeiras.
·           Do versículo 13 ao 27 Deus orienta com relação a santificar propriedades, tarra, casas, campos, etc. bem como o seu resgagte.
·          Do versículo 28 em diante Deus orienta sobre consagração.

Mas o que é santificação? A santificação é você pegar algo físico e apresentar para Deus, é uma atitude de dependência de Deus, é você reconhecer que sozinho, pela sua própria capacidade você não dá conta de prosperar, de ser feliz, então você submete a sua vida, ou determinado bem, afim de que Deus prospere, guarde de retaliações, para que você colha dos frutos de uma forma sobrenatual.
Aqui Deus ensina a Moisés um procedimento, uma rota, um caminho na qual o homem poderia incluir nos céus, ou diante de Deus, tudo aquilo que ele quisesse que prosperasse, um bem, uma propriedade, uma pessoa.
Um dia Moisés pediu para que Deus mostrasse para ele a sua face, e no momento no come do monte Moisés se colocou em uma fenda da rocha e a glória do Senhor passou diante de Moisés e ele conseguiu ver somente as costas. Aquela experiência foi profunda para Moisés. Alguns teólogos dizem que a capacitaçao para se escrever o livro de Genesis veio a partir deste momento. Moisés viu as costas e por isso foi capaz de relatar o passado, se ele visse a frente do Senhor provavelmente veria o futuro. Quando o Isais viu o Senhor em um alto e sublime trono ele logo pensou que iria morrer, tamanha a glória diante dos seus olhos. Por onde Jesus passava era marcado por milagres, curas e sinais do Senhor. Diz a palavra que Jeusus era a revelação do Pai. Então tudo o que tinha na frente de Jesus precisando de ajustes era mudado. Todos os relatos do novo testamento, são algumas das coisas que Jesus fez am apenas 3 anos de ministério. Imagino que todos que almejavam algo para suas vidas queriam ao menos estar no caminho de Jesus, apenas estar diante de sua face. Diante de Deus há milagres, diante de Deus há curas! Diante de sua face há prosperidade!
A biblia fala que Deus é fogo consumidor quando santificamos algo o objeto de nossa santificação estará diante do fogo consumidor. Aleluia!
Mas lendo esta passagem meu querido percebo que estas orientações de Deus para Moisés é para atender uma necessida do povo. A aqui eu encontro o primeiro princípio da santificação
A Santificação parte de uma necessidade pessoal – Percebo que mjitos ali depois de uma experiência maravilhosa com Deus, desejavam que aquele poder na qual estavam envolvidos, também envolvesse tudo aquilo que era importante para eles. EU PRECISO QUE DEUS CUIDE DA MINHA TERRA, EU PRECISO QUE DEUS CUIDE DO MEU GADO, EU PRECISO QUE DEUS PROTEJA AS MINHAS POSSES.  E veja se não é bem assim que acontece conosco, quando passamos pelo Encontro com Deus logo lembramos de alguém para estar envolvido naquele poder (dissertar) ! Este é o desejo da santificação! É o desejo de colocar aquilo que queremso que dê bons frutos diante do Senhor! Para que Ele abençoe, prospere e guarde do mal! E para que nós tenhamos e vivamos inserido em um ambiente santo! Em um ambiente onde flui a presença de Deus! QUANTOS DESEJAM A SUA CASA SANTIFICADA DIGA: AMÉM! E EU PROFETIZO EM NOME DE JESUS

Mas perceba o seguinte: Deus dá uma ótima notícia para Moisés dizendo que aquela santificação era possível! Deus se comprometeria em cuidar dos pertences, dos objetos e das pessoas santificadas! Deus se comprometeria em prosperar! em multiplicar! PORÉM Deus orienta que o objeto da santificação deveria ser acompanhada de uma oferta financeira! E é aqui que a nossa mente captalista trava a nossa fé! O pastor sempre nos fala que nunca conheceu nenhum Judeu pobre! Talvez seja por causa disso meu irmão, porque muitos aprenderam desde cedo santificar sua vida a Deus. A dificuldade  nos tempos de Jesus com relação a oferta era antagonica as dificuldades do mundo captalista de hoje.
Muitos nos dias de Jesus não tinham dificuldade nenhuma de ofertar enormes quantias, o grande problema era que muitos não estavam almejando agradar à Deus e sim a si mesmos! Tinham como objetivo uma auto promoção, tudo aquele sacrifício era para massagear o orgulho podre deles, outros usavem dos procedimentos para mascarar aquilo que eles faziam em oculto. E foi para eles que Jesus chamou de Fariseus! Sabe por que? O grande problema dos Fariseus era a hipocrisia de santificar algo na frente de todos mascarando sentimentos podres dentro de si.  Porque para Jesus uma santificação eficaz só é possivel através de uma consagração pessoal. Veja o que diz o versículo 28
28 Todavia, nenhuma coisa consagrada, que alguém consagrar ao Senhor de tudo o que tem, de homem, ou de animal, ou do campo da sua possessão, se venderá nem resgatará; toda a coisa consagrada será santíssima ao Senhor.

Entao qual é a diferença entre Santificação e Conagração?
R: a diferença é que eu santifico algo esperando colher o fruto do objeto da santificação (x) aquilo que eu consagro Deus colherá para si o fruto do que eu consagrei. Eu não tenho direito sobre aquilo que eu consagro.

Para o objeto da santificação Deus dá a possibilidade para o homem de resgatar e renegociar o objeto santificado, então a dinâmica era a seguinte: Eu desejo santificar uma terra que eu tenho lá em Peruíbe na qual eu cultivo banana. Eu quero apresentar diante de Deus aquela terra, eu quero santificar aquela terra para que Deus cuide, prospere, proteja, então eu me apresentava diante do sacerdote com a escritura daquela terra, ou contrato de compra e venda, (agora veja o confronto para a sua mente captalista) a biblia fala que o sacerdote analisava a terra, vendo quanto aquela terra produz e segundo a produção da terra ele fazia um confronto com a idade do individuo e estipulava um valor de oferta. (Talvez vocês digam que horror!). Se futuramente o dono da terra quisesse renegociar aquela terra ele tinha a possibilidade de resgatá-la acrescentando 1/5 da oferta inicial.
Isso para nossa mente captalista obtusa é um confronto, mas eu não quero só culpar o captalismo não, eu quero te dizer que não aceitamos isso de bom grado por causa da nossa falta de fé. Porque sabe quem segue esse procedimento a risca além do Judeu? O macumbeiro pai de santo! Os filhos do diabo! O grande prazer do diabo está em deturpar a palavra de Deus e mostra para Deus que ele tem influencia o suficiente sobre o homem para ele ser adorado como o proprio Deus. (exemplo do macumbeiro)
O macumbeiro filho do diabo entendeu melhor o principio do que muito filho de Deus.

Eu não aqui criar uma doutrina, eu só quero te levar a perceber que existe um poder liberado aqui para Moisés e que está vigente até os dias de hoje para aqueles que tem fé e queriam santificar aquilo que jusga importante para as suas vidas. O pecado do homem fez tudo virar um grande comercio e na idade média os padres na época cobravam fortunas para liberarem bênçãos sobre o povo, então uma grande fama acompanha a igreja até os dias de hoje, por causa da imcompetência de muitos no passado e da sujeirada de muitos daqueles que barganharam a fé o poder de Levitico 27 foi bloqueado pela incredulidade. Mas aquele que tem fé este poder será liberado em sua vida a partir de hoje! Santifique!

Voltando aqui então Santificação é algo que eu desejo colher frutos, vale para pessoas, gado, bens, terras, posses e eu posso resgatar acrescentando 1/5. ok? E a cosagração? A consagração é algo diferente meu irmão! A consagração é de uso exclusivo de Deus!

Quando Ana orou par ater filhos não aguentava mais ser estéril e aguentar as afrontas de Penina, ela orou em 1 Samuel 01:11 uma oração profunda, pois só queria o dádiva de ser mãe, então o seu desespero uniu-se com sua fé e ela consagrou aquele filho ao Senhor. Ana ficou grávida e no versículo 22 ela responde para o seu esposo que assim que desmamado ela levaria o filho para o santuário para que lá ele vivesse por toda a vida.
Não é pra você ter um filho e entregar para o pastor Denilson cuidar não. kkkk. Mas aqui está um princípio da consagração: Ana renunciou o seu próprio prazer de ver o seu filho crescendo, renunciou os seus próprios sonhos, para que cumprisse o seu voto de consagração.

Existe a consagração por oficio – sacerdotal, levitico, profético.

Mas no discipulado apostólico a consagração toma um novo parâmetro, estudando 1° Timoteo 3 percebi uma serie de adjetivos necessários para aqueles que queres discipular, e sabe uma coisa , percebi que a busca e a aplicação destes adjetivos em nossa vida, conduz à consagração.

(1) Requisitos dos bispos.
1 Timóteo 3
1 Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.

O Apóstolo incentiva quem deseja ministrar a palavra de Deus, sem nenhum problema, mas ele determina critérios que englobam bom testemunho dentro e fora da igreja, empenho pessoal em adquirir entendimento da palavra de Deus

(a) Caráter pessoal e hábitos, vs. 2-3.
2 Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;

O Apóstolo Paulo começa o seu discurso dando a seguinte declaração “seja irrepreenssivel”, pois como ser humano Paulo poderia esquecer de mencionar algum critério importante, então tudo o que o Espírito Santo incomodar o nosso coração é passivel de exclusão.
1.    Marido de uma mulher: Aquilo era um sacrifício considerável em uma cultura que permitia ter mais de uma mulher, mas aqui nesta afirmação ele permite com que o bispo de case, ou seja, o voto de castidade católico não tem nada a ver com o ensino apostólico.
2.    Vigilante – O vigia é a pessoa encarregada de zelar pelo patrimônio. Existe um patrimonio em nossa vida a biblia fala que guardamos um tesouro em vasos de barro. Tesouro é um objeto de valor inestimável, o dic. Diz: com sua presença e quando em exercicio da função, estara encarregado da prevenção evitando os riscos eminentes que possam ocorrer em diversas situações,contra si,ao patrimônio e principalmente todas as pessoas dentro ou fora de sua área de serviço. No nosso caso temos que zelar continuamente pelo patrimonio de valor inestimável na qual o Senhor Jesus nos pôs dentro do nosso coração. A alegria do Senhor, a paz que excede todo o entendimento, o discernimento espiritual, o Rhema de Deus tudo isso é inestimável para o homem, pois provém do sobrenatural, inalcansável aos homens. Nada o homem tem se do céu não for lhe dado, mas de que adianta um tesouro de valor inestimável se não zelarmos por ele? O Senhor diz que a sua noiva está adornada de pedras preciosas, quando casei a minha esposa estava com um vestido lindo todo pordado com pedras de esvarovisk linda! Acredito que a noiva Senhor, ou seja, a sua igreja, está adronada de uma forma semelhante, porém em suas vestes estao pedras preciosas, e o seu pescoço também está adornado com pedras preciosas, e no seu braço e cabelos. Isso uer dizer que o Senhor nos presenteia com seus tesouros inestimáveis, mas nós temos o compromisso de cuidar. Ninguem pega um 2 and 2 que custa trezentos reais o frasco e joga no chão para limpar a casa, pois eu lhe digo que muitas vezes fazemos pior com aquilo que recebemos de Deus.
3.    Sóbrio - adj. Que se alimenta moderadamente; olha que interessante, sempre assossiei sobriedade à ausencia de alcool, mas procurei o siginificado no dicionário e para a minha surpresa sobriedade é um adjetivo de quem COME moderadamente, uma pessoal frugal (que se alimenta de frutas e coisas naturais). Que se comporta de modo comedido; que se comporta de maneira serena; que tende a ser sério,. Sobriedade tambem é um adjetivo de comportamento, olha como é importante sabermor brincar com termo, podemos até ser engraçados, mas na balança entre o sério x hilário, precisamos tender para a seriedade. Que não exibe suas qualidades sem enfeites exagerados Tremendo a colocação parece que quem escreveu o dicionário é um discipulo apostólico, sobriedade é deixar com que as a glória de Deus apareça muito mais em sua vida, do que as suas que a sua própria beleza. apartamento sóbrio.Cuja cor não desperta atenção; de tom suave. Agora eu fiquei de queixo caido, até a cor da nossa casa expressa a nossa sobriedade, meu Deus, como fui ignorante em restringir o sentido de sobriedade apenas a ausencia do alcool.
4.    Honesto - adj. Que se comporta ou se encontra de acordo com os preceitos éticos e socialmente aceitos: um sujeito honesto. Que possui ou demonstra dignidade; bom caráter; honrado, digno: tem o espírito honesto. De modo sério; com seriedade e consciência; consciencioso. Que está dentro do esperado; satisfatório, razoável: o músico fez uma apresentação honesta. Diz-se (daquela) de quem possui comportamento moralmente sério e/ou bons costumes.  Eu entendo que cada empenho pessoal nestes adjetivos é a diretriz para resplandermos com eficácia a glória de Deus.
5.      Hospitaleiro - adj. Que hospeda por bondade ou caridade. Que acolhe (visitas, hóspedes) com satisfação. Que interessante isso. A nossa casa é a sede da nossa vida pessoal. Abrir a intimidade é um adjetivo de um homem de Deus, um adjetivo que nos arremete ao entendimento de um relacionamento imparcial, mas no sentido de nos adificarmos verdadeiramente.
6.      Apto à Ensinar Só está apto a ensinar aquele que se dispõe a aprender, se dispor a aprender é se sujeitar deixando o orgulho de lado entendendo que Deus usa as coisas loucas do mundo para confundir as sábias, Deus nos provou que se Ele quiser pode falar conosco por intermédio de uma mula. Mas percebo que muitas vezes precisamos aprender a aprender. Examinando a piramide da aprendizagem verificamos que a pessoa retem mais quando há envolvimento e participação. Iremos ver a taxa média de rentenção.
 

Olha o método de ensido de Jesus:
·         Conhecia os seus alunos:
·         Fazia perguntas –
·         Sabia ouvir
·         Usava as Escrituras
·         Levava as pessoas a pensar –
·         Usava repetições e atividades de aprendizagem
·         Contava histórias – com simplicidade e clareza
·         Aplicava o conhecimento – Orientava as pessoas para aplicarem o conhecimento à vida diária

3 Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento;
1.    Não dado ao vinho – É no ensino apostólico que encontramos a abstnencia de bebidas alcoolicas. Deus é bom. Importa que nos enchamos do Espirito Santo e que Ele seja a razão da nossa alegria e nada mais. Não necessitamos de aditivos para sermos felizes.
2.    Não Espancador – Posso tirar proveito para postura de pai. Saber disciplinar os seus filhos com moderação, com sobriedade do Espirito Santo, sem exageros. Assim também como ministros do Evangelho, por um tempo levei duras palavras contra a igreja. Para correção de atitudes, porém eu tinha medo de trilhar este caminho, ao inves de ser o discipulador que utiliza-se da disciplina se achar o dono da verdade e sem moderação nenhuma espancar a igreja. Tenho medo disso até hoje. A igreja não é minha a igreja é do Senhor. Ele tem que nos direcionar com sua graça a sermos uma igreja linda e adornada.
3.    Não cobiçoso de torpe ganância – desejar ardentemente por um ganho ou lucro, como um usuário de entorpecente que insulta os bons costumes, que causa nojo, asqueroso.
4.    Não contencioso – Obtendo ganho duvidoso, um direito de algo que pode ser contestado do tribunal, um ganho incerto.
5.    Avarento – Que alimenta paixão pelo dinheiro, que não é generoso ou caridoso, individuo que acumula dinheiro obsessivamente.


(b) Atitude perante a família, vs. 4-5.
4 Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia
5 (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus? );

(c) Experiência e boa reputação, vs. 6-7.
6 Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo.
Uma orientação para não colocar pessoas que estão começando ainda no evangelho, pois o coração delas ainda está frágil para o sentimento de soberba. Sobreposição de algo que se encontra em lugar inferior; elevação. Sobranceria ou altivez: falou com soberba.Comportamento que denota orgulho; dito que expressa arrogância e presunção.
A soberba nos rodeia constantemente, mas com o passar do tempo o homem entende que se não fosse a graça de Deus ele nem estaria vivo, mas o jovem pensa que é a habilidade que tem que o mantém vivo.
O novo acha que quanto mais dinheiro, mais será feliz
O novo acha que quanto mais lugares for viagar, mais ele será maduro
O velho só quer ter a familia por perto, para o velho uma viagem nunca será maravilhosa se a pessoa que ele ama não estiver do seu lado.
A biblia fala que Davi em sua velhice dormiu ao lado de uma bela donzela, só para que ela esquentasse o corpo dele. A maturidade nos ensina que o calor humano é melhor que a satisfação sexual.
Devemos valorizar o que realmente tem valor e deixar de lado aquilo que só quer tomar o nosso tempo. Cada vez que nos emprenharmos nestes adjetivos que o Apóstolo enumera a maturidade Cristã será formada em nossa vida. O diabo é tão astuto que ele não se impressiona pelo cargo que você ocupa na igreja, nas brechas que muitos ministros do evangelho abrem Satanás encontra espaço pra ali inserir o orgulho. Uma vez que pregamos, ensinamos, discipulado com corações orgulhosos, já estamos condenados.

7 Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.

O Apostolo enfatiza que todos estes adjetivos não se restrigem às quatro paredes de um galpão, mas principalemte que possamos dar testemunho para aqueles que estão do lado de fora.

(2) Requisitos dos diáconos.
(a) Caráter, hábitos, e experiência cristã, vs. 8-9.

8 ¶ Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância;
9 Guardando o mistério da fé numa consciência pura.

Tanto o Apóstolo Paulo quanto o Apostolo Pedro pregam pontos similares em seus discursos. Cosciência Pura. Guardando o ministério da fé dentro de uma consciência pura. Um sentimento de que estamos cumprindo o nosso dever, guardamos o ministério da fé quando verdadeiramente cumprimos nossos deveres de orar, ler a biblia, quando pedimos para Deus ver se tem algo a ser mudado em nós e estamso nesta disposição de mudá-la. 

Conhecimento, noção do que se passa em nós: ter consciência de seus deveres.
Percepção mais ou menos clara dos fenômenos que nos informam a respeito da nossa própria existência: perder a consciência.
Sentimento do dever, moralidade: um homem sem consciência.
Mecânica Placa de apoio no peito, utilizada por operários que trabalham com broca em madeira ou metal.
Liberdade de consciência, direito de gozar de liberdade completa em matéria religiosa, moral, política etc.
Loc. adv. Em consciência, segundo as regras de uma estrita probidade; francamente.


(b) Devem ser provados por um tempo, v. 10.
10 E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis.

(c) Ter esposas fiéis e exercer a devida autoridade em sua casas, vs. 11-12.
11 Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.
12 Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas.

(d) A bênção de ser diácono, v. 13.
13 Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.

14 ¶ Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te bem depressa;

(3) O propósito da carta, v. 15.
15 Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.

(4) O mistério da encarnação de Cristo, v. 16.
16 E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.


Enfim o discipulado apostolico potencializa a consagração de uma forma com que todos nós possamos praticar em nossa vida secular. Para Jesus uma santificação eficaz só é possivel através de uma consagração pessoal.
É tempo de consagrarmos a nossa vida. A pessoa consagrada não permite que nada arrebate ela das mãos do Senhor.
Existem determinadas afirmações biblicas que só os consagrados sao capazes de fazerem e viverem. Como por exemplo a afirmação do Apóstolo Paulo em Galatas 02:20 Já estou crucificado com Cristo, e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim

É TEMPO DE SANTIFICARMOS TODA A NOSSA VIDA NOS CONSAGRARMOS DIANTE DE DEUS FAZENDO DELE NÃO SÓ UM CARONA, MAS ENTREGANDO O VOLANTE A TOTAL DIREÇÃO DA NOSSA VIDA.
O consagrado para um preço de não viver para Si, mas a recompensa é o próprio Deus.

De alguma forma ridicula assossiamos a consagração a uma vida de pobreza e necessidades, mas saibam que a tribo mais próspera, das tribos de israel era a tribo sacerdotal que viviam em consagração 24hs por dia.

Deus tem grandes coisas para fazer em sua vida, mas Ele não deseja ser um utensilio seu, Ele quer ser o centro de sua vida! Ele quer a direção da sua vida! Ele quer que você se submeta às suas ordens!

Onde estão os corajosos dispostos crucificarem o seu proprio eu a fim de que a vontade de Deus seja prioridade? 

Lehi Nobre Dias

Um comentário:

  1. Maravilhosa pregação. já tinha assistido uma pregação do pr. Nelson Rocha há anos atrás que ensina desta mesma forma. A preciosidade da Palavra de Deus nos ensina e nos revela. Obrigado irmão por esta mensagem preciosa demais, pois eu já fiz e faço uso destes ensinamentos (Leviticos 27) e o Senhor agiu a meu favor.

    ResponderExcluir