quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Anotações 1º Timóteo 01

A Epístola de  1 Timóteo é uma das 03 epístolas pastorais de Paulo Tito, 2 Timóteo, na qual encontramos preciosos conselhos para sermos uma igreja que agrada o coração de Deus.


                Capítulo 1



Cada vez que eu me aprofundo no discipulado Apostólico percebo a sua grandeza e seriedade. Percebo a sua assertividade, a operância da vida Cristã verdadeiramente está no discipulado Apostólico, sem o discipulado Apostólico vivemos uma vida inoperante e sem rumo.
 1 
Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por ordem de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, a nossa esperança, ||Português: Nova Versão Internacional||1 Timóteo||1||1

O Apostolo Paulo já teve em seu currículo combater pessoas que se opunham severamente às suas doutrinas, e uma das perguntas que estas pessoas faziam era: Quem te designou? Quem te enviou? Na verdade o problema não está nas perguntas em si, mas sim na intenção do coração daqueles que questionam. Quando tais perguntas saem de discípulos apostólicos, demonstram zelo à doutrina dos Apóstolos, mas quando tais perguntas se originam de corações insubmissos, demonstram a dureza em ser doutrinado e o falso zelo.
Quando aceitamos a Jesus até o nossa forma de falar muda não é verdade? Dentro de nós há um empenho em transmitir uma linguagem santa e irrepreensível e na verdade isso também é ensinamento dos apóstolos! E dentro disso eu gostaria de refletir algo com vocês, os Apóstolos ensinaram isto no intuito de não sermos condenados por nossas próprias palavras, mas percebo que nos dias de hoje paira sobre as igrejas algo que parecido com isso no qual eu chamo de dialeto “crentês” e este também já era utilizado naquela época. Não é de hoje que temos pessoas que se utilizam de argumentos válidos (ou semelhantes à verdade) para esconderem suas reais intenções.
O que muitos não entendem é que a força do evangelho não está e nunca esteve somente nas palavras deste dialeto, mas principalmente da força do testemunho de vida. O discípulo Apostólico não perde seu tempo mascarando sentimentos sórdidos, o discípulo Apostólico não perde seu tempo em um evangelho próprio, conveniente e ineficaz, pois os desobedientes é que se gastam neste tipo de atividade. O discípulo apostólico investe tempo em seguir com zelo o discipulado Apostólico e se preocupa com o seu testemunho, pois é um embaixador de um Reino imaculado.
O zelo em ter uma vida com Deus verdadeira faz com que as palavras que saem da sua boca sejam santas e irrepreensíveis, e dos céus a informação transmitida recebe o selo do Espírito Santo, mas o esforço em ter palavras bonitas e santas, sem ter o zelo pela vida com Deus, faz de você um tolo e tudo o que você tentar transmitir em nome de Deus não tem peso, ou eficácia espiritual, e toda a sua vida crista não frutifica.
Um crente que tenta falar como crente, tenta parecer como um crente, mas não é obediente, é um palhaço e faz de suas próprias emoções um verdadeiro picadeiro.
Outro ponto muito interessante “por ordem de Cristo Jesus nossa esperança” Quase não vemos o Apóstolo Paulo se ocupando em uma esperança de que a obra dê certo, não vemos em  suas palavras dúvidas, mas só percebemos firmeza! Quando a minha esperança está em Cristo eu jamais sou frustrado, porque Dele vem o não e o amém. Embora tenhamos muito amor pelo ministério na qual desenvolvemos devemos depositar a nossa esperança em Cristo e discipular na pressão Apostólica. Quando o meu objetivo é obter respeito no mundo gospel, a minha esperança pode ser frustrada porque Deus conhece a intenção do coração e sabe que ao obtermos o orgulho entrará dentro do nosso coração e arruinará as nossas conquistas.

 2 
a Timóteo, meu verdadeiro filho na fé: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, o nosso Senhor. ||Português: Nova Versão Internacional||1 Timóteo||1||2

Coisa linda esta forma de tratamento Timóteo não era só filho na fé, mas era verdadeiro. Diante do discipulado apostólico que tenho estudado eu te digo categoricamente que com certeza o Apóstolo Paulo não falaria isso por mera bajulação, com certeza ele não disse isso “profeticamente” acredito que de fato Timóteo se esforçava para estar a altura do discipulado Apostólico. Precisamos seguir o exemplo de Timóteo e não só sermos filhos na fé, mas sermos verdadeiros filhos na fé, sermos autênticos, ser autentico no discipulado apostólico não é congênito, “´ah eu sou autentico porque eu conheci à Jesus na célula do meu líder, eu sou autentico porque eu conheci a Jesus aqui no Projeto Celebrar, eu sou autentico porque antes do Pastor Denilson abrir a igreja eu já era da célula dele...” o comportamento alinhado ao discipulado que faz do discípulo um filho autentico, legitimo e verdadeiro.   
  3 
Partindo eu para a Macedônia, roguei-lhe que permanecesse em Éfeso para ordenar a certas pessoas que não mais ensinem doutrinas falsas, ||Português: Nova Versão Internacional||1 Timóteo||1||3

 4 
e que deixem de dar atenção a mitos e genealogias intermináveis, que causam controvérsias em vez de promoverem a obra de Deus, que é pela fé. ||Português: Nova Versão Internacional||1 Timóteo||1||4

E para os discípulos verdadeiros são designadas tarefas semelhantes aquelas que só os discipuladores estão acostumados a exercer. Aos discípulos verdadeiros estão a tarefa de exortar, de ordenar, de fazer parar doutrinas falsas que possam disseminar no meio do povo de Deus. O cajado de autoridade também está nas mãos dos discípulos verdadeiros.
Ele repete o que diz para Tito, para que não percamos tempo com controvérsias. Sempre haverá incrédulos procuradores de opiniões cujo não tem a intenção nenhuma de mudarem de caminho. Devemos evitar tais pessoas. A nossa atenção tem que estar destinada naquilo que promove a obra de Deus, a nossa atenção tem que estar naquilo que promove a fé.
 5 
O objetivo desta instrução é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera. ||Português: Nova Versão Internacional||1 Timóteo||1||5



O discipulado apostólico tem formato, tem começo, meio e fim. O discipulado Apostólico tem objetivo e o objetivo da instrução do discipulado Apostólico é o amor! Apesar de nos depararmos muitas vezes com instruções duras o objetivo é o amor! O objetivo é que este amor tenha um fluxo genuíno dentro de mim e de você!
Você vai se assustar como o que eu vou dizer, mas, por favor, procure entender. O amor às vidas, o amor ao próximo, o amor à obra, a compaixão, ela não vem diretamente de Deus, não repassamos diretamente este amor para o próximo, o amor autentico inicialmente origina-se em Deus, porém cai dentro da engrenagem do seu ser e nesta engrenagem estão peças fundamentais que precisam estar em perfeito funcionamento para que este amor possa ser gerado.
Olha como Deus é tremendo irmão, se o amor que exercemos ao próximo viesse diretamente de Deus e fosse despejado ao próximo isto simplesmente anularia a nossa capacidade de raciocínio e escolha. Deus não deseja isto. Deus ele deseja fazer algo dentro de você! E para que possamos exercer o autentico amor de Deus ele vai precisar mexer, fazer ajustes dentro dos elementos do seu ser.
Elementos a serem ajustados por Deus dentro de nós;
1º Coração puro: o coração é a sede das nossas emoções e sentimentos, é dele que procede as saídas da vida, quando somos facilmente abatidos com as problemáticas desta vida significa que o meu coração não está consolidado em Deus. Existem sentimentos que não é para existir dentro do homem e mulher de Deus, a diferença do novo convertido para alguém com mais tempo nesta caminhada é a vantagem de se conhecer em Cristo. Quando aceitamos a Jesus assumimos uma nova identidade, aliás a palavra de Deus nos fala que o Senhor nos deu novos nomes e quando formos para a glória conheceremos estes novos nomes. Veja que por diversas vezes Deus agiu assim da bíblia para Abrão ele chama de Abraão, para Saulo ele chama de Paulo, para Jacó Ele chama de Israel. E essa mudança de nome estava atrelada a mudança de vida, ela simbolizava a manifestação de uma nova identidade em Deus, de uma nova vida com Deus.
Em “Tese” a única vantagem que o cristão antigo deveria ter do novo é saber reconhecer esta nova criatura gerada em Deus, mas infelizmente nos dias de hoje vemos muitos daqueles que eram para estar dando exemplo de uma vida com Deus, pelo fato de ter mais tempo na caminhada, fazendo o oposto! E o motivo é porque simplesmente eles insistem em nutrir dentro de si sentimentos e emoções que não fazem parte da nova criatura gerada em Cristo.

A existência de um novo ser, com uma nova identidade em Deus é real, e cada vez que nos aproximamos de Deus conhecemos este novo ser nascido pelo Espírito Santo. Muitos olham de fora e veem a nossa mudança, tem pessoas que tem coragem de falar que você mudou, mas têm outras que não querem te dar ibope, seja como for, aceitando ou não, elas discernem mudanças em sua vida, e achar que estas mudanças são simplesmente de postura, de pensamento, a achologias, mas nós sabemos que esta mudança é porque Deus nos deu a oportunidade de nascermos de novo aleluia! Deus nos deu uma nova oportunidade de sermos novas criaturas nascidas pela fé em Cristo Jesus, Aleluia!
O diabo é um ser milenar e cheios de estratégias, a bíblia nos diz que ele anda ao derredor como leão que ruge procurando uma brecha para entrar,
Boa Consciência: O cume do monte para Moisés era um lugar peculiar, provavelmente tudo o que a bíblia relata que Moisés passou diante de Deus naquele monte ainda seja pouco para descrever o que realmente aconteceu, a bíblia fala que quando Moisés desceu daquele monte o seu rosto resplandecia fisicamente e em provérbios a bíblia fala que o que aformoseia o rosto é o coração alegre, diante desta afirmativa acredito que o maior beneficio que Moisés estava recebendo de Deus, estava em seu coração estar em uma transformação tão profunda ao ponto do seu rosto brilhar. Mas assim como a missão de Moisés não era no cume do monte, mas sim em conduzir um povo para Canaã, assim é a nossa! Precisamos subir com frequência no cume do monte, mas a missão está na secularidade e para isso precisamos estar cheios da unção do todo poderoso para que não sejamos derrubados em por quaisquer sentimentos.
Muitos até começam bem uma ofensiva contra o inferno, mas quando esquecem o cume do monte e coisas desta terra começam a atrair sua atenção, pode acreditar que ele não permanecerá e pé por muito tempo, logo o inimigo o derrubará. E estes descuidos, quando não confessos e deixados de lado aglutinam-se contra a pressão do Espirito Santo.
Na caminhada apostólica é necessário consagração em Levitico 27b diz que toda coisa consagrada será santíssima ao Senhor e no versículo 29 não terá preço de resgate. É dessa forma que somos nos ares espirituais! Para o Senhor a partir do momento que eu decido em minha vida por ELE eu me torno consagrado o diabo pode até tentar me tirar das suas mãos, mas ele não tem oferta maior que o sacrifício na cruz, então por isso que o inimigo empenha-se tanto em fazer com que desejamos as coisas desta terra e assim deixemos a nossa condição de consagrado e morramos.
A consciência consagrada, limpa, pura e santa é a que Deus deseja para nós. Tudo o que é santo, tudo o que é puro, se há alguma virtude, seja isso que ocupe os vossos pensamentos.

3º Fé sincera
Falamos na célula sobre uma fé sincera! Como Deus é lindo! Na verdade estamos falando sobre todos estes pontos constante! Exemplo de fé sincera é o Ezequias! 2 Reis 29! Gloria a Deus! Pressão! Muitas vezes Deus nos leva a estágios críticos de nossa fé no intuito de extrair de nós uma fé sincera! Uma vê verdadeira! Que está além das fronteiras da religião.
Quantas vezes passamos por situações, onde pegamos todas as instruções que nos foi ensinada, pomos em prática como se fosse uma receita de bolo e nada acontece. Por que? Porque quando passamos por situações Deus está interessado em trabalhar em nós! Deus está interessado em encontrar uma fé sincera.
 6 
Alguns se desviaram dessas coisas, voltando-se para discussões inúteis, ||Português: Nova Versão Internacional||1 Timóteo||1||6

 7 
querendo ser mestres da lei, quando não compreendem nem o que dizem nem as coisas acerca das quais fazem afirmações tão categóricas. ||Português: Nova Versão Internacional||1 Timóteo||1||7

E quantos estão assim... Afirmam com tanta categoria algo que não compreendem em sua essencia! Quantos desviaram do amor agape, a imagem que a igreja deveria transmitir era o amor de Jesus na terra, mas o que vemos muitas vezes é a igreja transmitindo tudo menos o amor agape, vemos muito letra e pouco amor, vemos muitas discussões de como a igreja não está funcionando, como o pastor erra, não que problemas não devam ser tratados, mas sem o amor agape toda a discussão a cerca de coisas do reino tornam-se inuteis.
Onde não há amor pela verdade de Deus e pelas pessoas que precisam da salvação, a consciência se engana, e ao seguir e ensinar com fervor as doutrinas de homens, a fé e as obras se tornam vãs e hipócritas (1:6-7; veja 2 Tessalonicenses 2:9-12; 1 Timóteo 4:1-2; 2 Timóteo 4:1-4; Mateus 15:7-20).
 8 
Sabemos que a Lei é boa, se alguém a usa de maneira adequada. ||Português: Nova Versão Internacional||1 Timóteo||1||8
 9 
Também sabemos que ela não é feita para os justos, mas para os transgressores e insubordinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreverentes, para os que matam pai e mãe, para os homicidas, ||Português: Nova Versão Internacional||1 Timóteo||1||9

 10 
para os que praticam imoralidade sexual e os homossexuais, para os seqüestradores, para os mentirosos e os que juram falsamente; e para todo aquele que se opõe à sã doutrina. ||Português: Nova Versão Internacional||1 Timóteo||1||10

 11 
Esta sã doutrina se vê no glorioso evangelho que me foi confiado, o evangelho do Deus bendito. ||Português: Nova Versão Internacional||1 Timóteo||1||11


A pergunta que pairou na minha mente ao ler este versiculo foi: Mas a final qual a maneira adequada de usar a lei de Deus? O uso legítimo da lei (doutrina) de Deus é a correção dos que erram, e não a criação de polêmicas e discussões (1:8-11; veja 2 Timóteo 3:16; Romanos 7:7; Gálatas 3:19). Quem discute a doutrina de Deus sem primeiramente ouvi-la e obedecê-la comete um grande erro (veja Mateus 22:23-33)! Com muito cuidado devemos compreender, falar e praticar ousadamente somente a doutrina que o Senhor nos revelou no seu evangelho.
Quando somos zelosos para o evangelho apostolico, seguimos ao que o Ap. Paulo chama de Evangelho do Deus bendito. Como seria o nome do evangelho que ouvimo nos dias de hoje? O “evangelho do Deus granado”? O evangelho da ostentação de Deus? O evangelho do Deus captalista?

 12 
Dou graças a Cristo Jesus, nosso Senhor, que me deu forças e me considerou fiel, designando-me para o ministério, ||Português: Nova Versão Internacional||1 Timóteo||1||12


Veja o reconhecimento de Paulo que a força apostolica na qual pregava provinha de Deus, e mais uma vez aqui podemos ver que Deus só confia dos seus segredos e ministerio aquele que ele considera fiel, aquele na qual Cristo encontra confiança. Será que temos sido confiáveis à Deus?
 13 
a mim que anteriormente fui blasfemo, perseguidor e insolente; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância e na minha incredulidade; ||Português: Nova Versão Internacional||1 Timóteo||1||13

 14 
contudo, a graça de nosso Senhor transbordou sobre mim, com a fé e o amor que estão em Cristo Jesus. ||Português: Nova Versão Internacional||1 Timóteo||1||14

O apostolo Paulo tinha a plena convicção do que fizera antes de Cristo, como ele mesmo diz “nos dias de ignorancia” É interessante como ele é breve em relatar a podridão do passado, quantos testemunhos escutamos onde o irmão se tem uma hora de testemunho, 50minutos ele gasta só falando da sua miseria no passado, Paulo não precisa gastar tempo engrandecendo o seu passado, ele logo enaltece o poder de Deus quando diz “A graça do Senhor transbordou sobre mim”.
A Graça é um substantivo feminino oriundo do termo em latim gratia e significa benevolência, mercê, estima ou um favor que se dispensa ou recebe transbordou sobre a vida do Apostolo Paulo, mas ele mesmo nos mostra que mesmo que para nós a graça do Senhor seja mais do que o suficiente, o Apostolo complementa dizendo a fé que está dentro de Cristo Jesus, aquela na qual fez com que ele caminhasse em gloria e poder sobre a terra, esta fé transbordou dentro de mim! E o amor (agape) também transborda dentro de mim.
Sabe queridos estes elementos não podem apenas existir em nossas vidas, não podemos conduzir o nosso ministerio somente “tendo” estes elementos em nossas vidas, precisamos que a graça, fé e o amor transborde dentro de nós.
 15 
Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior. ||Português: Nova Versão Internacional||1 Timóteo||1||15

 16 
Mas por isso mesmo alcancei misericórdia, para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza da sua paciência, usando-me como um exemplo para aqueles que nele haveriam de crer para a vida eterna. ||Português: Nova Versão Internacional||1 Timóteo||1||16

 17 
Ao Rei eterno, o Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém. ||Português: Nova Versão Internacional||1 Timóteo||1||17

O poder do evangelho (1:12-17): Ninguém sabia mais sobre engano do que o próprio apóstolo Paulo. Ele acreditava estar fazendo o que era reto perante Deus, mas na sua ignorância e incredulidade, ele perseguia com fervor a igreja do Senhor (1:12-13; veja Atos 8:1-3; 9:1-2). Porém, pela graça de Deus através do evangelho, até este "principal" dos pecadores recebeu perdão quando creu "para a vida eterna" (1:14-17). O evangelho que salvou Paulo não incluiu a doutrina de "certas pessoas" em Éfeso! Era este o evangelho que Timóteo precisava pregar, confiante no poder dele tanto para corrigir erro como salvar os que nele crêem (veja Romanos 1:16-17).
 18 
Timóteo, meu filho, dou-lhe esta instrução, segundo as profecias já proferidas a seu respeito, para que, seguindo-as, você combata o bom combate, ||Português: Nova Versão Internacional||1 Timóteo||1||18

 19 
mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé. ||Português: Nova Versão Internacional||1 Timóteo||1||19

 20 
Entre eles estão Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.

O bom combate (1:18-20). Timóteo precisava ficar firme na luta contra falsa doutrina (1:18-19; veja Judas 3-4). Hoje há muitos que têm "rejeitado a boa consciência" e ensinam como doutrina coisas que não fazem parte do evangelho do Senhor (1:19; veja 1 Timóteo 4:1-3; 2 João 8-9). Devemos manter a fé assim como Timóteo, pregando fielmente a palavra do Senhor para corrigir os que "blasfemam" com doutrinas falsas (1:20).

Quem era Timóteo
Timóteo, amado "filho" na fé. O jovem Timóteo morava na cidade asiática de Listra, e era filho de uma judia crente e um pai grego (veja Atos 16:1). É provável que Timóteo e sua mãe fossem convertidos pela pregação de Paulo durante a primeira viagem missionária do apóstolo (veja Atos 14). Ao visitar Listra novamente durante sua segunda viagem, Paulo ouviu o bom teste-munho dos irmãos sobre Timóteo e decidiu levá-lo consigo para o trabalho da pregação do evangelho (Atos 16:2-3). Sendo que o pai de Timóteo não era cristão, Paulo logo se tornou como um "pai" na fé para este discípulo. O apóstolo mostra grande respeito, confiança, e amor por Timóteo, mencionando o discípulo com muita afeição em 8 das 13 cartas que escreveu.
O tema das cartas. A tarefa de Timóteo na cidade de Éfeso não era pequena. Paulo o havia deixado com o cargo de corrigir "certas pessoas" que estavam promovendo erro doutrinário (1 Timóteo 1:3). Na primeira carta, para ajudá-lo a combater estes falsos mestres, Paulo ensina a Timóteo "como se deve proceder na casa de Deus" (1 Timóteo 3:15). Embora que Timóteo fosse ainda jovem (1 Timóteo 4:12), ele teria que ensi-nar e ordenar estes mandamentos de Deus aos irmãos de Éfeso (1 Timóteo 4:6,11,16).

Na segunda carta, Paulo encoraja Timóteo a continuar pregando a palavra, corrigindo e repreendendo "com toda a longanimidade e doutrina" (2 Timóteo 4:2), mesmo no meio de muitas perseguições pelas mãos dos infiéis (2 Timóteo 1:8; 2:3; 3:12-13; 4:5).

A ênfase de Paulo nestas duas cartas está sempre voltada à palavra de Deus. Tudo o que Timóteo precisava, tanto para corrigir erros doutrinários como para ficar firme no meio de tribulação, ele poderia achar na palavra do Senhor. Por este motivo, Paulo exorta a Timóteo: "aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino" (1 Timóteo 4:13), e "procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro...que maneja bem a palavra da verdade" (2 Timóteo 2:15).

Paulo sabia que Timóteo precisava da palavra de Deus para fazer o trabalho de evangelista. Ele não ordenava que Timóteo se apoiasse na sua "experiência", e nem que ele estudasse teologia para aprender pregar. Em vez disso Paulo mandou: "tem cuidado de ti mesmo e da doutrina...porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes" (1 Timóteo 4:16).

O caráter das cartas. Paulo, embora tendo grande intimidade como um "pai" para Timóteo, começa as duas cartas falando da sua autoridade como apóstolo (1 Timóteo 1:1; 2 Timóteo 1:1). Estas não são meramente cartas particulares, mas contêm a revelação divina de Deus (veja 1 Coríntios 14:37; Efésios 3:3-5; 2 Pedro 3:15-16).

As cartas foram escritas inicialmente para Timóteo, e assim contêm muitas referências particulares, que não podemos aplicar como mandamento do Senhor (veja 1 Timóteo 1:3 e 5:23; 2 Timóteo 4:21). Mesmo assim, elas têm um segundo nível de aplicação universal, revelando a vontade de Deus sobre o papel das mulheres (1 Timóteo 2:11-15), as qualificações dos bispos e diáconos (1 Timóteo 3:1-13), a inspiração das Escrituras (2 Timóteo 3:14-17), e várias outras coisas.

Lehi Nobre Dias







2 comentários: