A
Epístola de 1 Timóteo é uma das 03
epístolas pastorais de Paulo Tito, 2 Timóteo, na qual encontramos preciosos
conselhos para sermos uma igreja que agrada o coração de Deus.
Capítulo 1
Cada
vez que eu me aprofundo no discipulado Apostólico percebo a sua grandeza e
seriedade. Percebo a sua assertividade, a operância da vida Cristã
verdadeiramente está no discipulado Apostólico, sem o discipulado Apostólico
vivemos uma vida inoperante e sem rumo.
1
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Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por
ordem de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, a nossa esperança,
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O
Apostolo Paulo já teve em seu currículo combater pessoas que se opunham
severamente às suas doutrinas, e uma das perguntas que estas pessoas faziam
era: Quem te designou? Quem te enviou? Na verdade o problema não está nas
perguntas em si, mas sim na intenção do coração daqueles que questionam. Quando
tais perguntas saem de discípulos apostólicos, demonstram zelo à doutrina dos
Apóstolos, mas quando tais perguntas se originam de corações insubmissos,
demonstram a dureza em ser doutrinado e o falso zelo.
Quando
aceitamos a Jesus até o nossa forma de falar muda não é verdade? Dentro de nós
há um empenho em transmitir uma linguagem santa e irrepreensível e na verdade
isso também é ensinamento dos apóstolos! E dentro disso eu gostaria de refletir
algo com vocês, os Apóstolos ensinaram isto no intuito de não sermos condenados
por nossas próprias palavras, mas percebo que nos dias de hoje paira sobre as
igrejas algo que parecido com isso no qual eu chamo de dialeto “crentês” e este
também já era utilizado naquela época. Não é de hoje que temos pessoas que se
utilizam de argumentos válidos (ou semelhantes à verdade) para esconderem suas
reais intenções.
O
que muitos não entendem é que a força do evangelho não está e nunca esteve
somente nas palavras deste dialeto, mas principalmente da força do testemunho
de vida. O discípulo Apostólico não perde seu tempo mascarando sentimentos
sórdidos, o discípulo Apostólico não perde seu tempo em um evangelho próprio,
conveniente e ineficaz, pois os desobedientes é que se gastam neste tipo de
atividade. O discípulo apostólico investe tempo em seguir com zelo o
discipulado Apostólico e se preocupa com o seu testemunho, pois é um embaixador
de um Reino imaculado.
O
zelo em ter uma vida com Deus verdadeira faz com que as palavras que saem da
sua boca sejam santas e irrepreensíveis, e dos céus a informação transmitida
recebe o selo do Espírito Santo, mas o esforço em ter palavras bonitas e
santas, sem ter o zelo pela vida com Deus, faz de você um tolo e tudo o que
você tentar transmitir em nome de Deus não tem peso, ou eficácia espiritual, e
toda a sua vida crista não frutifica.
Um
crente que tenta falar como crente, tenta parecer como um crente, mas não é
obediente, é um palhaço e faz de suas próprias emoções um verdadeiro picadeiro.
Outro
ponto muito interessante “por ordem de
Cristo Jesus nossa esperança” Quase não vemos o Apóstolo Paulo se ocupando
em uma esperança de que a obra dê certo, não vemos em suas palavras dúvidas, mas só percebemos
firmeza! Quando a minha esperança está em Cristo eu jamais sou frustrado, porque
Dele vem o não e o amém. Embora tenhamos muito amor pelo ministério na qual
desenvolvemos devemos depositar a nossa esperança em Cristo e discipular na
pressão Apostólica. Quando o meu objetivo é obter respeito no mundo gospel, a
minha esperança pode ser frustrada porque Deus conhece a intenção do coração e
sabe que ao obtermos o orgulho entrará dentro do nosso coração e arruinará as
nossas conquistas.
2
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a Timóteo, meu verdadeiro filho na
fé: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, o nosso
Senhor.
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Coisa
linda esta forma de tratamento Timóteo não era só filho na fé, mas era
verdadeiro. Diante do discipulado apostólico que tenho estudado eu te digo
categoricamente que com certeza o Apóstolo Paulo não falaria isso por mera
bajulação, com certeza ele não disse isso “profeticamente” acredito que de fato
Timóteo se esforçava para estar a altura do discipulado Apostólico. Precisamos
seguir o exemplo de Timóteo e não só sermos filhos na fé, mas sermos verdadeiros
filhos na fé, sermos autênticos, ser autentico no discipulado apostólico não é
congênito, “´ah eu sou autentico porque eu conheci à Jesus na célula do meu
líder, eu sou autentico porque eu conheci a Jesus aqui no Projeto Celebrar, eu
sou autentico porque antes do Pastor Denilson abrir a igreja eu já era da
célula dele...” o comportamento alinhado ao discipulado que faz do discípulo um
filho autentico, legitimo e verdadeiro.
3
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Partindo eu para a Macedônia,
roguei-lhe que permanecesse em Éfeso para ordenar a certas pessoas que não
mais ensinem doutrinas falsas,
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4
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e que deixem de dar atenção a mitos e
genealogias intermináveis, que causam controvérsias em vez de promoverem a
obra de Deus, que é pela fé.
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E
para os discípulos verdadeiros são designadas tarefas semelhantes aquelas que
só os discipuladores estão acostumados a exercer. Aos discípulos verdadeiros
estão a tarefa de exortar, de ordenar, de fazer parar doutrinas falsas que
possam disseminar no meio do povo de Deus. O cajado de autoridade também está
nas mãos dos discípulos verdadeiros.
Ele
repete o que diz para Tito, para que não percamos tempo com controvérsias.
Sempre haverá incrédulos procuradores de opiniões cujo não tem a intenção
nenhuma de mudarem de caminho. Devemos evitar tais pessoas. A nossa atenção tem
que estar destinada naquilo que promove a obra de Deus, a nossa atenção tem que
estar naquilo que promove a fé.
5
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O objetivo desta instrução é o amor
que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera.
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O
discipulado apostólico tem formato, tem começo, meio e fim. O discipulado
Apostólico tem objetivo e o objetivo da instrução do discipulado Apostólico é o
amor! Apesar de nos depararmos muitas vezes com instruções duras o objetivo é o
amor! O objetivo é que este amor tenha um fluxo genuíno dentro de mim e de
você!
Você
vai se assustar como o que eu vou dizer, mas, por favor, procure entender. O
amor às vidas, o amor ao próximo, o amor à obra, a compaixão, ela não vem
diretamente de Deus, não repassamos diretamente este amor para o próximo, o
amor autentico inicialmente origina-se em Deus, porém cai dentro da engrenagem
do seu ser e nesta engrenagem estão peças fundamentais que precisam estar em
perfeito funcionamento para que este amor possa ser gerado.
Olha
como Deus é tremendo irmão, se o amor que exercemos ao próximo viesse
diretamente de Deus e fosse despejado ao próximo isto simplesmente anularia a
nossa capacidade de raciocínio e escolha. Deus não deseja isto. Deus ele deseja
fazer algo dentro de você! E para que possamos exercer o autentico amor de Deus
ele vai precisar mexer, fazer ajustes dentro dos elementos do seu ser.
Elementos
a serem ajustados por Deus dentro de nós;
1º Coração puro: o
coração é a sede das nossas emoções e sentimentos, é dele que procede as saídas
da vida, quando somos facilmente abatidos com as problemáticas desta vida
significa que o meu coração não está consolidado em Deus. Existem sentimentos
que não é para existir dentro do homem e mulher de Deus, a diferença do novo
convertido para alguém com mais tempo nesta caminhada é a vantagem de se
conhecer em Cristo. Quando aceitamos a Jesus assumimos uma nova identidade,
aliás a palavra de Deus nos fala que o Senhor nos deu novos nomes e quando
formos para a glória conheceremos estes novos nomes. Veja que por diversas
vezes Deus agiu assim da bíblia para Abrão ele chama de Abraão, para Saulo ele
chama de Paulo, para Jacó Ele chama de Israel. E essa mudança de nome estava
atrelada a mudança de vida, ela simbolizava a manifestação de uma nova
identidade em Deus, de uma nova vida com Deus.
Em
“Tese” a única vantagem que o cristão antigo deveria ter do novo é saber
reconhecer esta nova criatura gerada em Deus, mas infelizmente nos dias de hoje
vemos muitos daqueles que eram para estar dando exemplo de uma vida com Deus,
pelo fato de ter mais tempo na caminhada, fazendo o oposto! E o motivo é porque
simplesmente eles insistem em nutrir dentro de si sentimentos e emoções que não
fazem parte da nova criatura gerada em Cristo.
A
existência de um novo ser, com uma nova identidade em Deus é real, e cada vez
que nos aproximamos de Deus conhecemos este novo ser nascido pelo Espírito
Santo. Muitos olham de fora e veem a nossa mudança, tem pessoas que tem coragem
de falar que você mudou, mas têm outras que não querem te dar ibope, seja como
for, aceitando ou não, elas discernem mudanças em sua vida, e achar que estas
mudanças são simplesmente de postura, de pensamento, a achologias, mas nós
sabemos que esta mudança é porque Deus nos deu a oportunidade de nascermos de
novo aleluia! Deus nos deu uma nova oportunidade de sermos novas criaturas
nascidas pela fé em Cristo Jesus, Aleluia!
O
diabo é um ser milenar e cheios de estratégias, a bíblia nos diz que ele anda
ao derredor como leão que ruge procurando uma brecha para entrar,
2º
Boa Consciência: O cume do monte
para Moisés era um lugar peculiar, provavelmente tudo o que a bíblia relata que
Moisés passou diante de Deus naquele monte ainda seja pouco para descrever o
que realmente aconteceu, a bíblia fala que quando Moisés desceu daquele monte o
seu rosto resplandecia fisicamente e em provérbios a bíblia fala que o que
aformoseia o rosto é o coração alegre, diante desta afirmativa acredito que o
maior beneficio que Moisés estava recebendo de Deus, estava em seu coração
estar em uma transformação tão profunda ao ponto do seu rosto brilhar. Mas
assim como a missão de Moisés não era no cume do monte, mas sim em conduzir um
povo para Canaã, assim é a nossa! Precisamos subir com frequência no cume do
monte, mas a missão está na secularidade e para isso precisamos estar cheios da
unção do todo poderoso para que não sejamos derrubados em por quaisquer
sentimentos.
Muitos
até começam bem uma ofensiva contra o inferno, mas quando esquecem o cume do
monte e coisas desta terra começam a atrair sua atenção, pode acreditar que ele
não permanecerá e pé por muito tempo, logo o inimigo o derrubará. E estes
descuidos, quando não confessos e deixados de lado aglutinam-se contra a
pressão do Espirito Santo.
Na
caminhada apostólica é necessário consagração em Levitico 27b diz que toda coisa consagrada será santíssima ao Senhor e
no versículo 29 não terá preço de resgate. É dessa forma que somos nos ares
espirituais! Para o Senhor a partir do momento que eu decido em minha vida por
ELE eu me torno consagrado o diabo pode até tentar me tirar das suas mãos, mas
ele não tem oferta maior que o sacrifício na cruz, então por isso que o inimigo
empenha-se tanto em fazer com que desejamos as coisas desta terra e assim
deixemos a nossa condição de consagrado e morramos.
A
consciência consagrada, limpa, pura e santa é a que Deus deseja para nós. Tudo
o que é santo, tudo o que é puro, se há alguma virtude, seja isso que ocupe os
vossos pensamentos.
3º Fé sincera
Falamos
na célula sobre uma fé sincera! Como Deus é lindo! Na verdade estamos falando
sobre todos estes pontos constante! Exemplo de fé sincera é o Ezequias! 2 Reis
29! Gloria a Deus! Pressão! Muitas vezes Deus nos leva a estágios críticos de
nossa fé no intuito de extrair de nós uma fé sincera! Uma vê verdadeira! Que
está além das fronteiras da religião.
Quantas
vezes passamos por situações, onde pegamos todas as instruções que nos foi
ensinada, pomos em prática como se fosse uma receita de bolo e nada acontece.
Por que? Porque quando passamos por situações Deus está interessado em
trabalhar em nós! Deus está interessado em encontrar uma fé sincera.
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Alguns se desviaram dessas coisas,
voltando-se para discussões inúteis,
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querendo ser mestres da lei, quando
não compreendem nem o que dizem nem as coisas acerca das quais fazem
afirmações tão categóricas.
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E
quantos estão assim... Afirmam com tanta categoria algo que não compreendem em
sua essencia! Quantos desviaram do amor agape, a imagem que a igreja deveria
transmitir era o amor de Jesus na terra, mas o que vemos muitas vezes é a
igreja transmitindo tudo menos o amor agape, vemos muito letra e pouco amor,
vemos muitas discussões de como a igreja não está funcionando, como o pastor
erra, não que problemas não devam ser tratados, mas sem o amor agape toda a
discussão a cerca de coisas do reino tornam-se inuteis.
Onde
não há amor pela verdade de Deus e pelas pessoas que precisam da salvação, a
consciência se engana, e ao seguir e ensinar com fervor as doutrinas de homens,
a fé e as obras se tornam vãs e hipócritas (1:6-7; veja 2 Tessalonicenses
2:9-12; 1 Timóteo 4:1-2; 2 Timóteo 4:1-4; Mateus 15:7-20).
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Sabemos que a Lei é boa, se alguém a
usa de maneira adequada.
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Também sabemos que ela não é feita
para os justos, mas para os transgressores e insubordinados, para os ímpios e
pecadores, para os profanos e irreverentes, para os que matam pai e mãe, para
os homicidas,
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para os que praticam imoralidade
sexual e os homossexuais, para os seqüestradores, para os mentirosos e os que
juram falsamente; e para todo aquele que se opõe à sã doutrina.
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Esta sã doutrina se vê no glorioso
evangelho que me foi confiado, o evangelho do Deus bendito.
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A
pergunta que pairou na minha mente ao ler este versiculo foi: Mas a final qual
a maneira adequada de usar a lei de Deus? O uso legítimo da lei (doutrina) de
Deus é a correção dos que erram, e não a criação de polêmicas e discussões
(1:8-11; veja 2 Timóteo 3:16; Romanos 7:7; Gálatas 3:19). Quem discute a
doutrina de Deus sem primeiramente ouvi-la e obedecê-la comete um grande erro
(veja Mateus 22:23-33)! Com muito cuidado devemos compreender, falar e praticar
ousadamente somente a doutrina que o Senhor nos revelou no seu evangelho.
Quando
somos zelosos para o evangelho apostolico, seguimos ao que o Ap. Paulo chama de
Evangelho do Deus bendito. Como seria o nome do evangelho que ouvimo nos dias
de hoje? O “evangelho do Deus granado”? O evangelho da ostentação de Deus? O
evangelho do Deus captalista?
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Dou graças a Cristo Jesus, nosso
Senhor, que me deu forças e me considerou fiel, designando-me para o
ministério,
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Veja
o reconhecimento de Paulo que a força apostolica na qual pregava provinha de
Deus, e mais uma vez aqui podemos ver que Deus só confia dos seus segredos e
ministerio aquele que ele considera fiel, aquele na qual Cristo encontra
confiança. Será que temos sido confiáveis à Deus?
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a mim que anteriormente fui blasfemo,
perseguidor e insolente; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por
ignorância e na minha incredulidade;
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14
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contudo, a graça de nosso Senhor
transbordou sobre mim, com a fé e o amor que estão em Cristo Jesus.
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O
apostolo Paulo tinha a plena convicção do que fizera antes de Cristo, como ele
mesmo diz “nos dias de ignorancia” É interessante como ele é breve em relatar a
podridão do passado, quantos testemunhos escutamos onde o irmão se tem uma hora
de testemunho, 50minutos ele gasta só falando da sua miseria no passado, Paulo
não precisa gastar tempo engrandecendo o seu passado, ele logo enaltece o poder
de Deus quando diz “A graça do Senhor transbordou sobre mim”.
A Graça
é um substantivo feminino oriundo do termo em latim gratia e significa benevolência, mercê, estima ou um favor que se
dispensa ou recebe transbordou sobre a vida do Apostolo Paulo, mas ele mesmo
nos mostra que mesmo que para nós a graça do Senhor seja mais do que o
suficiente, o Apostolo complementa dizendo a fé que está dentro de Cristo
Jesus, aquela na qual fez com que ele caminhasse em gloria e poder sobre a
terra, esta fé transbordou dentro de mim! E o amor (agape) também transborda
dentro de mim.
Sabe
queridos estes elementos não podem apenas existir em nossas vidas, não podemos
conduzir o nosso ministerio somente “tendo” estes elementos em nossas vidas,
precisamos que a graça, fé e o amor transborde dentro de nós.
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Esta afirmação é fiel e digna de toda
aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu
sou o pior.
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Mas por isso mesmo alcancei
misericórdia, para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus
demonstrasse toda a grandeza da sua paciência, usando-me como um exemplo para
aqueles que nele haveriam de crer para a vida eterna.
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Ao Rei eterno, o Deus único, imortal
e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém.
|
O
poder do evangelho (1:12-17): Ninguém sabia mais sobre engano do que o próprio apóstolo
Paulo. Ele acreditava estar fazendo o que era reto perante Deus, mas na sua
ignorância e incredulidade, ele perseguia com fervor a igreja do Senhor
(1:12-13; veja Atos 8:1-3; 9:1-2). Porém, pela graça de Deus através do
evangelho, até este "principal" dos pecadores recebeu perdão quando
creu "para a vida eterna" (1:14-17). O evangelho que salvou Paulo não
incluiu a doutrina de "certas pessoas" em Éfeso! Era este o evangelho
que Timóteo precisava pregar, confiante no poder dele tanto para corrigir erro
como salvar os que nele crêem (veja Romanos 1:16-17).
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Timóteo, meu filho, dou-lhe esta
instrução, segundo as profecias já proferidas a seu respeito, para que,
seguindo-as, você combata o bom combate,
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19
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mantendo a fé e a boa consciência que
alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé.
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20
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Entre eles estão Himeneu e Alexandre,
os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.
|
O
bom combate (1:18-20). Timóteo precisava ficar firme na luta contra falsa
doutrina (1:18-19; veja Judas 3-4). Hoje há muitos que têm "rejeitado a boa
consciência" e ensinam como doutrina coisas que não fazem parte do
evangelho do Senhor (1:19; veja 1 Timóteo 4:1-3; 2 João 8-9). Devemos manter a
fé assim como Timóteo, pregando fielmente a palavra do Senhor para corrigir os
que "blasfemam" com doutrinas falsas (1:20).
Quem era Timóteo
Timóteo,
amado "filho" na fé. O jovem Timóteo morava na cidade asiática de
Listra, e era filho de uma judia crente e um pai grego (veja Atos 16:1). É
provável que Timóteo e sua mãe fossem convertidos pela pregação de Paulo
durante a primeira viagem missionária do apóstolo (veja Atos 14). Ao visitar
Listra novamente durante sua segunda viagem, Paulo ouviu o bom teste-munho dos
irmãos sobre Timóteo e decidiu levá-lo consigo para o trabalho da pregação do
evangelho (Atos 16:2-3). Sendo que o pai de Timóteo não era cristão, Paulo logo
se tornou como um "pai" na fé para este discípulo. O apóstolo mostra
grande respeito, confiança, e amor por Timóteo, mencionando o discípulo com
muita afeição em 8 das 13 cartas que escreveu.
O
tema das cartas. A tarefa de Timóteo na cidade de Éfeso não era pequena. Paulo
o havia deixado com o cargo de corrigir "certas pessoas" que estavam
promovendo erro doutrinário (1 Timóteo 1:3). Na primeira carta, para ajudá-lo a
combater estes falsos mestres, Paulo ensina a Timóteo "como se deve
proceder na casa de Deus" (1 Timóteo 3:15). Embora que Timóteo fosse ainda
jovem (1 Timóteo 4:12), ele teria que ensi-nar e ordenar estes mandamentos de
Deus aos irmãos de Éfeso (1 Timóteo 4:6,11,16).
Na
segunda carta, Paulo encoraja Timóteo a continuar pregando a palavra,
corrigindo e repreendendo "com toda a longanimidade e doutrina" (2
Timóteo 4:2), mesmo no meio de muitas perseguições pelas mãos dos infiéis (2
Timóteo 1:8; 2:3; 3:12-13; 4:5).
A
ênfase de Paulo nestas duas cartas está sempre voltada à palavra de Deus. Tudo
o que Timóteo precisava, tanto para corrigir erros doutrinários como para ficar
firme no meio de tribulação, ele poderia achar na palavra do Senhor. Por este
motivo, Paulo exorta a Timóteo: "aplica-te à leitura, à exortação, ao
ensino" (1 Timóteo 4:13), e "procura apresentar-te a Deus aprovado,
como obreiro...que maneja bem a palavra da verdade" (2 Timóteo 2:15).
Paulo
sabia que Timóteo precisava da palavra de Deus para fazer o trabalho de evangelista.
Ele não ordenava que Timóteo se apoiasse na sua "experiência", e nem
que ele estudasse teologia para aprender pregar. Em vez disso Paulo mandou:
"tem cuidado de ti mesmo e da doutrina...porque, fazendo assim, salvarás
tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes" (1 Timóteo 4:16).
O
caráter das cartas. Paulo, embora tendo grande intimidade como um
"pai" para Timóteo, começa as duas cartas falando da sua autoridade
como apóstolo (1 Timóteo 1:1; 2 Timóteo 1:1). Estas não são meramente cartas
particulares, mas contêm a revelação divina de Deus (veja 1 Coríntios 14:37;
Efésios 3:3-5; 2 Pedro 3:15-16).
As
cartas foram escritas inicialmente para Timóteo, e assim contêm muitas
referências particulares, que não podemos aplicar como mandamento do Senhor
(veja 1 Timóteo 1:3 e 5:23; 2 Timóteo 4:21). Mesmo assim, elas têm um segundo
nível de aplicação universal, revelando a vontade de Deus sobre o papel das
mulheres (1 Timóteo 2:11-15), as qualificações dos bispos e diáconos (1 Timóteo
3:1-13), a inspiração das Escrituras (2 Timóteo 3:14-17), e várias outras
coisas.
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