quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

A videira e os ramos



João 15 do livro João da Bíblia.
A videira e os ramos
1 "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.
2 Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.
3 Vocês já estão limpos, pela palavra que tenho falado.
4 Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto se não permanecerem em mim.
Nesta passagem que nós lemos vemos Jesus explicando o “que é ter uma vida com Deus“ de uma forma muito simples ele se compara a uma videira, ou seja, a um pé de uva e demonstra princípios claros de como ter uma vida abundante! Quantos aqui querem ser cheios de Deus diga amém?
VS.01 - Videira verdadeira – Não tem nada de complexo nas palavras de Jesus Ele está comparando a si mesmo como uma árvore e compara a nós com os ramos, os galhos desta árvore, logo no versículo ele Diz “eu sou a videira verdadeira” essa afirmação tem dois significados, primeiro; (de todas as falsas ele é a verdadeira) Eu posso comparar esta afirmação aquele versículo  João 14:06 eu sou o caminho a verdade e a vida, porque ele estava tentando explicar para o seus discípulos que: de todos dos caminhos, de todas as videiras que eles tinham como opção Ele era a videira verdadeira! Ele é O caminho! O segundo (Não posso sustentar mentiras) sentido é que nela não há mentira! Nele não há engano! Nele não há mascaras! E se nós somos os ramos de uma videira verdadeira então temos que ser ramos verdadeiros, cristãos verdadeiros, intensos!
Repita assim comigo: Deus quer fazer de mim um filho verdadeiro!
VS.02“poda” – Nesta trajetória com Deus percebo que muitos crentes são 8/80 Enquanto uns tem uma visão legalista do cristianismo “ah não pega nada, nada haver...” outros tem uma visão trágica Eu virar crente? “não vou poder fazer nada”? Eu não vou poder sair... Eu não vou poder me divertir... Eu não vou poder ficar... Eu não vou poder ir pra balada...
Essa é uma visão de corte... Poda é diferente meu irmão... Poda é um corte especial, que vai fazer a seiva fluir melhor, o corte é quando não tem mais jeito... A poda é visando o melhor pra você... A poda é disciplina E em Hb 12:07 O pai que não disciplina o seu filho não o ama. A unção, seiva, a vida de Deus quer fluir em sua vida, o que ele espera de você é que por amor à Ele você deixe Ele fazer alguns cortes especiais em sua vida. Amém? Porque você vai dar muitos frutos irmão! Pra que? Para que o nome de Jesus seja glorificado através da sua vida, para que você salve muitas pessoas perdidas, para que a sua vida seja abençoada, ele não precisava, mas a Palavra de Deus diz que ele recompensa a nossa fidelidade.
VS 04 - É preciso permanecer estar “ligado” na videira – vivemos em uma era chamada “era da TI Tecnologia da informação” onde a tecnologia facilita o conhecimento da informação, uma notícia agora no ocidente pode estar chegando em poucos minutos oriente, temos disponíveis diversos meios de comunicação para nos manter ligados nas novidades, nos dias de hoje você pode na sua sala estar jogando Xbox “ligado” com diversos outros jogadores de outros países, temos também a febre chamada facebook e celulares de ultima geração para que em todo momento possamos ficar “ligados” nas informações... A tentativa do mundo inteiro é te manter “ligado” em algo...ligado em uma noticia, ligado em um sentimento, ligado em uma causa...Mas infelizmente quase sempre, este algo não é Deus.
Tem um comercial na Sky mó engraçado (vá à padaria, vá ao mercado, vá ao pet shop,...vá ao cinema) muito legal o comercial, que empenho em fazer um comercial chamativo, que excelência, que criatividade... Mas para ir para o cinema, eu me pergunto meu Deus por que isso tudo não poderia ser pra Deus? Isso toda essa criatividade não poderia ser direcionando pra igreja?
O cinema muda vida? O cinema edifica vidas? O cinema abençoa vidas?
Quantos aqui já foram assistir um filme e saíram de lá dizendo “nossa que benção cara...”
Cinema é um passeio, cinema é uma distração, se fosse comida o cinema seria uma... pipoca... engana a fome, mas não alimenta...
Jesus diz eu sou o Pão da vida aquele que comer de mim jamais terá fome, Eu sou a água aquele que beber de mim jamais terá sede, em outro momento ele diz o meu alimento é fazer a vontade de Deus! O seu ser interior precisa de alimento e este alimento é Jesus!... ENTENDA que você não está proibido em se distrair, em dá um role no cinema, etc...  Mas Irmão por favor aprenda a discernir o que é importante e o que é distração em sua vida... tem uma doença que atinge uma porcentagem significativa de crianças que se chama “déficit de atenção” a criança não aprende nada que a escola ensina, não consegue se concentrar no que é importante... toda atenção dela está em coisas superfulas...
As vezes agimos assim em nossa vida...passamos horas e horas “ligados” em coisas superfulas...
Esteja ligado nos céus, esteja ligado em Deus, esteja ligado na palavra de Deus, esteja ligado na missão de levar o evangelho...
O segredo está em permanecer! Permanecer é um verbo cujo significado transmite um entendimento sólido, é sinônimo de permanecer: conservar-se, continuar, ficar, demorar (explicar)
... o crente que sair desse culto de hoje e amanha postar no facebook que está pensando em desistir... “se sentindo fraco”, “se sentindo desanimado”, “se sentindo...” é quase certo que não conservou a Palavra!
Permanecer no caminho, na palavra, permanecer em Deus é valorizar a obra de Deus! E quantas vezes desvalorizamos a obra de Deus? Quantas vezes desvalorizamos a nossa igreja? Desvalorizamos o nosso pastor? Desvalorizamos o nosso ministério?
Quando você falta no culto por motivos banais, aqueles que faltam na programação que sua igreja propôs para ir para o cinema, pra ir em outra igreja está desvalorizando a obra de Deus...
(a sua igreja é o pedaço de terra que Deus te entregou!)
2 Coríntios 12:15 Eu de boa vontade gastarei tudo o que tenho e me deixarei gastar por amor avós (igreja de Corínto)
Preço x valor – Aprendi na faculdade da aula de Marketing que a diferença entre preço e valor, preço está relacionado ao custo de produção, custo de entrega, etc, mas o valor o valor é o cliente que põe! O valor está relacionado ao significado! Vocês já ouviram falar de objetos de valor inestimável?

5 "Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.
6 Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados.
7 Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e será concedido.
8 Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.
9 "Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor.
10 Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço.
11 Tenho dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.
12 O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei.
13 Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.
14 Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu ordeno.
15 Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tornei conhecido a vocês.
16 Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai conceda a vocês o que pedirem em meu nome.

17 Este é o meu mandamento: Amem-se uns aos outros.

Deus abençoe

Lehi Nobre Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário