quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Humildade – A terra frutífera de Deus deseja



Hoje falaremos sobre humildade

MATEUS 13:1-9
“1TENDO Jesus saído de casa, naquele dia, estava assentado junto ao mar;
2 E ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia.
3 E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.
4 E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao na beira da estrada, e vieram as aves, e comeram-na; (vs 19 Aquele que ouve a palavra, mas não procura entendê-la, para que eu entenda a palavra de Deus eu preciso dispor a minha vida à mudanças... Tem pessoas que estão na igreja de corpo presente, mas não no compromisso de serem mudadas... Jeusus diz o Maligno vem e rouba o que foi semeado em seu coração)
5 E outra parte caiu em solo rochoso, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;
6 Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz. (vs 20 e 21 Jesus compara essa este solo rochoso aquele tipo de pessoa que não até se alegra em ir para igreja, ouvir a palavra, mas não nutre aquele informação no seu dia a dia... tem muito crente vivendo neste nivel... vai para a igreja se alegra, pula sai do chão sou gadita sou leão... Mas a a falta de empenho pessoal em nutrir a palavra de Deus faz com que ela se torne uma pessao frágil... Qualquer besteira abate ela... Você precisa entender que estamos em guerra e ninguém vence a guerra desnutrido... Vocês tem que anotarem as pregações, marcarem os versiculos, relerem durante a semana, quantas vezes eu já preguei na igreja e não consegui abordar todos os topicos daquela pregação em duas horas... durante a semana pesquise sobre o que foi pregado, sobre o que foi cantado, desta forma você alimentará a sua vida com Deus e nos dias da aflições estará bem forte para passar por elas com exito.  (neste momento eu quero te desafiar a gastar 15 minutos por dia só com Deus)
7 E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na. (vs. 22 Jesus diz assim “é aquele que ouve, mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra e ela fica infrutifera” todos nós temos nossas responsabilidades neste mundo, e para termos uma saúde financeira é necessário um bom emprego, uma boa faculdade, etc. Ou seja todos nós temos coisas no mundo a serem “cuidadas” por nós, mas o que precisamos ficar atentos para não sermos seduzidos... Eu te incentivo e estimulo a você tem um ótimo emprego, a você cursar uma ótima faculdade, mas eu quero te alertar... Não ponha sua vida com Deus de lado... quase sempre quem estuda e trabalha está ausente durante a semana da igreja... E quantas pessoas eu conheço bençãos de Deus, pessoas exponenciais no ministério que abandonaram a fé, e se renderam as seduções do mundo por estarem ausentes do ministério... Você tem um chamado! Ponha Jesus no centro da sua vida que vai dar tudo certo! Que a sua escolha profisisonal gire em torno do seu chamado.   
8 E outra caiu em terra fértil, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.
9 Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.”

Olha que interessante... Você sabia que o significado de humildade é  terra fértil, Sim! Humildade vem da palavra húmus que significa : solo sobre o solo. É a parte do solo onde é mais rica em matéria organica principalmente por absorver vegetais em decomposição, o agricultor deseja esta terra. Jesus deseja esta terra! O problema é que sempre assossiamos a humildade à burrice, pobreza, ignorancia, falta de firmeza e assossiamos o orgulho à força não é verdade?
A humildade é um valor esquecido nos dias de hoje, pois vivemos em um mundo concorrido, desde cedo somos desafiados a mostrar quem e o melhor... Quem é o melhor da rua, quem é o mais gatinho (a), quem é o melhor na bola de gude, quem corta mais pipas, quem faz mais gols, quem tem a melhor barbie, quem tem a melhor casa de bonecas, quem fica mais tempo em baixo da água sem respirar, quem é o melhor na amarelinha, quem dá o peido mais fedido, quem dá o arroto mais longo, etc... Enfim sempre queremos ser “o melhor” em algo. Mas não para por aí... passei quatro anos da minha vida estudando Administração e tudo girava em torno da competitividade... Anprendi que para sobreviver tinha que ser competitivo... A competitividade alimenta o orgulho e vice versa...
Embora a humildade seja um elemento esquecido pela maioria no reino de Deus ela é fundamental na vida do cristão... O brilho da igreja está na união dos discipulos... E não tem como vivermos dentro da igreja relacionamento saudável uns com os outros se não houver humildade, porque Deus não tem compromisso com o orgulho.
Humildade é a qualidade das pessoas que procuram se manter no nível dos outros, ninguem é pior ou melhor do que os outros, todos estamos no mesmo nivel de dignidade, de cordialidade, respeito, simplicidade e honestidade.
Humildade é assumir, suas obrigações, erros e culpas sem resistir (se errou não invente desculpas...Se falhou assuma o seu erro! Não culpe os outros pelas suas falhas... O orgulhoso quando falha exprime em sua reação a sindrome de Adão... O orgulhoso ele é duro de coração... E quando fracassa implicitamente culpa a Deus, qualquer ação diferente da humildade, é uma arrogância e uma negação da sua origem.
A humildade é uma virtude humilde, porque quem se vangloria da sua própria humildade, na realidade pode ter falta dela.
A humildade é um sentimento de extrema importância, porque faz a pessoa reconhecer suas próprias limitações, tem modéstia e ausencia de orgulho. A humildade consta em praticamente todos os textos da Biblia, onde diz-se que "quem se humilha será exaltado, e quem se exalta será humilhado”.
A pessoa verdadeiramente sábia é sempre humilde. Jesus nunca escreveu um livro, sempre falou por meio de parábolas e conduziu as pessoas à verdade através do seu exemplo vivo.
Ele era confiante sem ser arrogante, acreditava em valores absolutos sem ser rígido e tinha clareza sobre sua própria identidade sem julgar os outros. Jesus abordava as pessoas com técnicas psicológicas que estamos apenas começando a entender.
Em vez de mostrar-se superior, dando palestras eruditas baseadas no seu conhecimento teológico, ele humildemente dizia o que queria através de simples histórias. Falava de um modo que levava as pessoas a ouvirem, porque sabia o que as fazia querer escutar. Jesus foi um poderoso comunicador porque compreendia o que a psicologia está nos ensinando hoje: que baseamos a nossa vida mais no que acreditamos do que no que sabemos.
Suas críticas mais severas eram dirigidas aos professores de religião, embora fosse um deles. Jesus não os censurava pelo conhecimento que possuíam, mas pela arrogância que demonstravam. Para ele era claro que quanto mais aprendemos, mais deveríamos perceber que existem muitas coisas que ainda não sabemos. A arrogância é sinal de insegurança. Jesus entendia que as idéias humanas nunca expressam totalmente a realidade, e seu estilo de ensinar sempre levou este fato em consideração.

Mark W. Baker no livro Jesus, O Maior Psicólogo Que Já Existiu faz a seguinte declaração: “Acredito que se desejarmos ser comunicadores mais eficazes precisamos aprender o que Jesus sabia a respeito da relação entre o conhecimento e a humildade. Os grandes pensadores são sempre humildes. Eles compreendem que a vida está mais ligada à fé do que ao conhecimento.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário