segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Reconstruindo os Muros como Neemias



Neemias 01:03 e 04

E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo.
E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.
Assim que Neemias teve notícias do seu povo aquele homem chorou, se comoveu, mas acima de tudo em pôs tudo em oração

A oração despertará o sobrenatural de Deus em nossas vidas para nortear os nossos passos, sou formado em administração, mas lhe digo que as técnicas administrativas podem funcionar em qualquer lugar, mas na igreja estas técnicas só irão funcionar se primeiramente orarmos. Quando se trata do Reino tudo é diferente. Nada é natural, tudo é espiritual.

Pregar um prego na parede da sua casa é diferente do que pregar um prego na parede da igreja.

Tudo no reino precisa de uma atenção redobrada, tudo precisa ser coberto de oração, se não corremos o risco de sucumbir as retaliações.

Então antes de tomar qualquer atitude Neemias orou!

No Capítulo 02 Conta do apoio financeiro e político que Neemias teve.

Eu gostaria de ressaltar também que aquela obra só foi possível porque o Rei Artaxerxes apoiou. 

O interessante é que a biblia não fala que Artaxerxes teve uma revelação que deveria ajudar, teve um toque do todo poderoso, mas a biblia fala que quando Artaxerxes se movimentou em prol daquela causa Neemias entendeu que era o poder de Deus agindo ali naquela situação.

A oração é a ótica pela qual devemos enxergar as coisas. O homem espiritual não acredita na sorte, o homem que ora acredita em intervenção divina. E veja que aquela intervenção divina foi um intervenção política, Neemias entendeu que apenas as suas boas intenções não eram suficientes para aquela, ele precisava de um intevenção política para conseguir recursos, apoio, etc.

Até aqui perceba a sequencia dos fatos e veja como Deus operou o milagre!
Primeiro ele recebeu uma notícia que entristeceu o seu coração, mas em seguida a sua atitude foi a oração, Deus viabilizou a obra através de um impio (Artaxerxes) dando poderes políticos e econômicos para aquela obra.

Neemis nos mostra como devemos reagir quando carregamos desejos de realizações e não temos recursos.

Talvez você queira fazer determinada faculdade... E não tem grana... 
Faça como Neemias: Ponha em oração!

Talvez você queira um curso de inglês... E não em grana...
Faça como Neemias: Ponha em oração!

Talvez você queira realizar algo na Igreja, no ministério... Mas o bolso não está acompanhando o sonho.....
Faça como Neemias: Ponha em oração!

Deus vai viabilizar a obra.
E quando isso acontecer, vai ser uma grande alegria

Porém, não se iluda, essa é só a primeira parte da guerra...

Fazer... Ter condições de realizar é apenas o começo. No meio da obra, no meio do processo existem outros adversários além dos recursos...

Voltando para História:

Neemias, um judeu que servia o Imperador Artaxerxes I, voltou do exílio babilônico para reconstruir a cidade de seus pais, Jerusalém.

No capítulo 2 verso 19 diz que Lá chegando, encontrou a oposição de três homens: Sambalate, o horonita; Tobias, o amonita, e Gesém, o arábio.

Quem eram esses caras?

Sambalate era da cidade de Horonaim, em Moabe. Era descendente, de Moabe, gerado por Ló a partir de uma relação incestuosa com sua filha mais velha.

Tobias, por sua vez, era amonita, descendente de Ben-Ami, também gerado por Ló a partir também do incesto com sua filha mais nova.
É bom lembrar que Ló era sobrinho de Abraão, pai do povo de Israel. Portanto, os moabitas e amonitas eram primos dos judeus.

Gesém, era um morador do deserto arábico, habitado por diversas tribos sem uma definição genealógica definida. Por isso, eram chamados de arábios, que significa “misturados”.

Satanás usou essa confederação para dissuadir Neemias da revelação que recebera de Deus para reconstruir Jerusalém: dois primos, “quase irmãos”, e um “misturado”.

Segundo a mesma passagem da Escritura, as armas usadas também foram três:
·      a zombaria,
·      o desprezo e a
·      calúnia.

Hoje, de igual forma, o diabo continua usando as mesmas armas, e as mesmas pessoas.

Usa pessoas que são “quase irmãos”, que não têm a mesma revelação, e pessoas que não têm nada a ver com Deus, mas que simplesmente pelas circunstâncias da vida se misturaram a nós, podem estar dentro da nossa própria igreja, congregar conosco, mas não têm nada a ver com Deus.

O inimigo usa essas armas na mente dos Cristãos, para fazê-los desistir da obra. 

Sambalate, Tobias  e Gesém  está muito  presente  no  meios  da obra  de Deus tentando dissuadir os Neemias’S que  estão  tentando reconstruir  os  muros ,  sempre  vai haver essa  confederação . 

Qual  é o  seu ministério ? SABALATE E TOBIAS  OU NEEMIAS ?  

Em  todas  as áreas na  vida  da  igreja  existem pessoas  no  meio  do povo  de Deus e estão fazendo oposição a tudo que é  reconstrução.

Não pense que ao se levantar para ensaiar passos novos para dança, ao se envolver com peças teatrais, se envolver com o discipulado, tudo vai ser favorável, tudo vai ser fácil... Irmãos vocês estão em uma guerra!

Não te preocupes com as zombarias, com o desprezo e as calúnias do inimigo. 

O importante é que tu estejas consciente que está dando um bom testemunho, e que estejas em contato com o Rei dos reis, Jesus Cristo, o Senhor de toda terra. 

Se ele te deu a carta, se ele te deu a autoridade de sua Palavra, se estás em um projeto traçado na sala do Trono, não temas. Prossiga. Teu negócio é com o Rei.

Em oração
Em persistência
Em atenção
Continue firme irmãos
Pressão.

Discipulado Teens
29 de Janeiro
Erika e Lehi Nobre Dias
Projeto Celebrar
2016 Ano de Novos Caminhos



sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Doutrina do Pecado - Harmatiologia


A Origem do Pecado

            Graça e Paz queridos discípulos teens, neste novo ano o meu desejo é lançar nos seus corações os fundamentos, os alicerces de nossa fé. A bíblia fala que nos últimos dias irão surgir falsos profetas, mas o pior não é o surgimento de falsos profetas, mas sim a existência de uma geração fraca. Infelizmente a visão apocalíptica está ligada a uma geração fraca na fé. Por isso os nossos estudos terão um novo formato, uma nova diretriz, iremos fortificar os seus alicerces visando o confronto que cedo ou tarde vocês irão passar.

A Harmatiologia vem do grego Harmatia = erro + Logia = estudo

            É a ciência que estudo a origem do pecado, bem como as suas consequências. O tema central da bíblia é sobre a salvação do ser humano, mas a salvação do que? Do Pecado!
            O pecado é a raiz de toda a dor da humanidade, o pecado faz separação entre Deus e os homens, o pecado é uma herança maldita no qual ninguém está livre, o pecado é a portal que dá acesso as atividades demoníacas.
            Hoje nós iremos investir o nosso tempo para entender o surgimento desse mal, e iremos buscar na bíblia os elementos para a construção do saber. Primeiramente é preciso ter um esforço da nossa parte, porque todos temos dificuldades em lidar com assuntos que fogem a nossa razão, por isso eu peço ao Espírito Santo, para confirmar nos seus coração cada passo que iremos dar neste discipulado, diz a palavra que Ele é o espírito da verdade, e o espírito da verdade nos guiará a toda verdade.

            A bíblia nos revela que o pecado não surgiu na terra, mas surgiu nos céus. Deus criou as suas criaturas com liberdade de escolha, tanto as que estão na terra, quanto as que estão no céu, tudo que sabemos dos céus, através das escrituras é muito maravilhoso, é supremo, é sublime, porém a sua totalidade e o seu funcionamento ainda é carregado de mistérios.

            "Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam." 1 Coríntios 2:9 

            Sabemos que em parte se assemelha muito a uma tropa militar, sabemos também que é preciso leis e normas para a organização de uma sociedade, porém quando se trata dos céus, estas normas e leis ainda não nos foram reveladas em sua totalidade.
           O pecado é uma desobediência a uma lei, ou norma. Quando falamos dos homens sabemos exatamente a sua origem porque está escrito em Genesis, mas quando falamos dos céus não sabemos exatamente o conteúdo desta lei.
           
            A pergunta é: Qual é a lei espiritual que abrange todas as criaturas permitindo a liberdade de escolha?

            Provavelmente saberemos o conteúdo desta lei na integra quando estivermos com Ele, mas perceba como o ser humano, independente das épocas de sua existência, independente da cultura e religião, reconhece a supremacia de um ser sobre as suas vidas, reconhecem a autoridade de Espírito Infinito, eterno e imutável em seu caráter e perfeição, todos os homens sentem e reconhecem que estão sujeitos a um ser pessoal e superior a eles, a mais convincente linha filosófica, por mais difundida que fosse ou defendida confiadamente nas escolas, jamais tiveram o poder de invalidar esse juízo instintivo e intuitivo presente nos seres humanos. A esse instinto e intuição chamamos de "lei natural", onde todas as criaturas racionais de Deus são livres para escolherem o que querem, tanto as que estão na terra, quanto as que estão nos céus. Foi por meio dessa liberdade de escolha que o pecado surgiu.
             

            A Hermatiologia fundamenta a explicação de sua origem em duas informação proféticas emitidas por Ezequiel e Isaias. Vejamos as passagens:

Ezequiel 28:11-18

            Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
            Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.
            Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
            Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.           
            Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.
            Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.
Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem.

             Tiro era uma cidade Fenícia que mais se desenvolveram na antiguidade hoje é o atual território do Líbano. À primeira vista, a profecia de Ezequiel 28:11-19 parece referir-se a um rei humano. Tiro além de ter sido o destinatário de algumas das mais fortes condenações proféticas da Bíblia (Isaías 23:1-18; Jeremias 25:22; 27:1-11, Ezequiel 26:1-28:19; Joel 3:4-8; Amós 1:9,10). Tiro foi também conhecido por construir a sua riqueza através da exploração de seus vizinhos. Os escritores antigos se referiam à cidade de Tiro como uma cidade cheia de comerciantes sem escrúpulos. Tiro era um centro de idolatria religiosa e imoralidade sexual. Os profetas bíblicos repreenderam Tiro por seu orgulho provocado por sua grande riqueza e localização estratégica. Ezequiel 28:11-19 parece ser uma acusação muito forte contra o rei de Tiro durante a época do profeta Ezequiel, repreendendo-o por seu orgulho e ganância insaciável.
            No entanto, algumas das descrições de Ezequiel 28:11-19 vão além de qualquer mero rei humano. Em nenhum sentido um rei terreno poderia afirmar ter estado "no Éden" ou ser "o querubim ungido" ou estar "no monte santo de Deus". Por isso, a maioria dos intérpretes da Bíblia acreditam que Ezequiel 28:11-19 seja uma profecia dupla, comparando o orgulho do rei de Tiro ao orgulho de Satanás. Alguns propõem que o rei de Tiro estava realmente possuído por Satanás, tornando a ligação entre os dois ainda mais poderosa e aplicável.

            Outro profeta complementa a revelação de Deus, expondo os 05 MOTIVOS que levaram esse ser exaltado a cometer tal aspiração:

Isaías 14:12-14

            Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada (Lúcifer) ! Como foi atirado à terra, você, que derrubava as nações!
            Você que dizia no seu coração: "Eu subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da congregação, no ponto mais elevado do monte santo.
            Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo".

Nessa passagem nós vemos as 05 desejos obscuros de Lúcifer:

1.    "Subirei aos céus".
É uma referencia ao lugar da habitação de Deus
2.    "A erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus"
            É uma referencia aos exércitos de anjos, estrelas de Deus são nomes dados aos exércitos de anjos.
3.    "eu me assentarei no monte da congregação, no ponto mais elevado do monte santo"
            A biblia usa simbologia em suas expressões, e monte ou montanha significa um reino, portanto, com essas palavras é manifesto o desejo dessa criatura de possuir um reino terreno.
4.    "Subirei mais alto que as mais altas nuvens"
            Muitas vezes Deus manifestou a sua glória em meio as nuvens, a glória nas escrituras é, muitas vezes, simbolizada por nuvens e Lucifer desejou possuir essa glória.
5.    "serei como o Altíssimo"
            Esse foi o ponto culminante dos 05 desejos obscuros de Lucifer. Todas estas declarações expressam independência e oposição a Deus, uma ambição deliberada contra o Senhor.

             O resultado destes 05 desejos obscuros de Lúcifer

            O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançado à terra. - Apocalipse 12:9

            Satanás e mais um terço (vs.04) dos anjos perderam sua posição nos céus.

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Efésios 6:11,12

            Todos eles perderam sua santidade original e se tornaram corruptos em natureza.

(II Pedro, 2:4):
"Em realidade, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, precipitados no inferno, ele os entregou às cadeias das trevas para serem atormentados e reservados até ao juízo"

Alguns foram lançados no inferno e estão acorrentados até o dia de hoje, sendo reservados par ao dia do juízo.

Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras.
Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.
Daniel 10:12,13

Alguns permanecem em liberdade e fazem verdadeira oposição à obra dos anjos bons.

Conclusão

A queda desse ser chamado Lucifer se deu devido à sua revolta deliberada e autodeterminada contra Deus. Foi sua escolha livre e seus interesses que o levaram a sair da posição para a qual fora criado.


Discipulado Teens

22 de Janeiro 2016
Líder Erika e Lehi Nobre Dias
Projeto Celebrar Praia Grande
2016 Ano de Novos Caminhos 

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Como me comportar esperando o meu milagre

Atos 02:01 “E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar."

Este capitulo nos fala da igreja mais famosa de todos os tempos. Da igreja pioneira a expressar o amor de Deus revelado em Cristo Jesus e nós a conhecemos como Igreja de Atos ou Igreja Primitiva. Estes irmãos têm muito a nos ensinar e vocês vão ver a seguir. Essa passagem de Atos capitulo 02 é dividida em 03 partes  - onde vemos o zelo da igreja de Atos pela aliança e hoje Deus vai nos falar através desta passagem amém?
Note e perceba que esta primeira parte deste capitulo nos fala da experiência do batismo do Espirito Santo, um relato de uma grande manifestação espiritual e física jamais visto até então, algo precioso demais que fugia do entendimento de quem estava observando naquele lugar, um grande alvoroço santo que chamou atenção até daqueles que estavam a passeio em Jerusalém.
Primeiramente VS 01 diz que aqueles discípulos estavam juntos no mesmo lugar e quem conhece a palavra de Deus sabe que eles estavam ali não por acaso, mas estavam obedecendo uma ordem de Jesus Cristo aguardando uma promessa se cumprir  pois Jesus disse em 

Lucas 24:49 “Eis que eu vou enviar sobre vós a promessa de meu Pai; mas vós permanecei na cidade (Jerusalém) , até que sejais revestidos de poder lá do alto”

Embora a instrução seja simples e clara aqueles discípulos, por ter um relacionamento com Jesus Cristo, entenderam que Deus não iria derramar uma algo tão precioso em cima de qualquer coisa. Ele não iria construir um edifício em cima de qualquer base.
O que eu quero dizer queridos é que aqueles discípulos estavam ali naquele lugar não de qualquer jeito, mas primeiramente em obediência.

A obediência é a primeira lição que a igreja primitiva nos dá! Não basta apenas ter uma promessa, temos que obedecer a palavra, temos que nos submeter aos mandamentos, temos que nos adequar às ordens! Se eu quero servir a Deus e agradar o seu coração eu tenho que caminhar pelo principio da obediência,

Outro ponto que a devemos ressaltar é a totalidade da obediência hoje eu dia eu vejo muita gente servindo a Deus com obediência parcial, com santidade parcial, vai para igreja serve a Deus, mas continua fazendo as suas merdas, continua desobediente... E pensa: Ah ninguém é perfeito...  Ok ninguém é perfeito, mas quando cumprimos parcialmente a obediência começamos a perder qualidade, excelência, unção, força... E o pior: começamos a perder Deus de vista!
Sabe nos dias de hoje vemos muitos jovens crentes sem poder espiritual? Muitos jovens bonitos, mas sem unção... Sabe por que, porque ao invés de usar a sua mente criativa para buscar alternativas saudáveis, gasta o seu tempo criando um evangelho para si, permitindo o pecado quando lhe é conveniente, manipulando para os seus próprios desejos.
A bíblia diz que se E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. Jeremias 29:13 – Logo, achar o Senhor, encontra-lo está condicionado a totalidade do nosso coração.
Talvez você veio aqui hoje e sabe que está servindo a Deus parcialmente, sabe que está sem a totalidade da obediência, e está procurando conviver com isso, arrumar uma forma de conviver com isso numa boa, isso é ser legalista! Quando o meu pecado me impulsiona a buscar desculpas legais para mascarar o meu erro... Eu sinto lhe informar que você está em pecado e precisa se concertar hoje! Não é o evangelho que se adequa a você, mas você que deve se adequar ao evangelho.

Outro ponto que a igreja primitiva tem a nos ensinar é sobre o esforço. Aquela ordem de aguardar em Jerusalém era uma condição, eles teriam que dar um jeito de aguardar em Jerusalém a promessa se cumprir. E sabe de uma coisa? Todos estavam reunidos ali!
A bíblia não fala: “e todos menos o fulano que faltou nesse dia”, “todos menos o ciclano que estava cansado e não foi pro culto”.
Havia dentro daqueles irmãos uma expectativa de ver a promessa de cumprir, nada era mais importante para eles, nada valia mais a pena.
Precisamos nos esforçar em colocar o Reino em primeiro lugar em nossa vida. 

E não só isso, mas em algumas versões da palavra falam que eles estavam ali “concordemente”, ou seja; com o mesmo coração, buscando a Deus, aguardando a sua promessa se cumprir.
Aquela igreja estava unida com um só coração! Porque entendiam que Deus não iria derramar a sua promessa em cima de pessoas confusas, de pessoas divididas, de pessoas desajustadas, os relatos bíblicos são tão claros que eu tenho certeza que se alguém daquela equipe houvesse se desviado Deus não ocultaria de nós... A bíblia não fala “estavam todos reunidos, exceto o fulano que estava ficando com uma mina...exceto ciclano que não sentiu vontade de ir pra igreja...exceto beltrano que estava trabalhando” Não! O cumprimento da era prioridade naqueles corações!
Onde está o teu coração? Coisas grandes estão prestes a acontecer em sua vida  As vezes tenho a impressão que muitos estão aqui nesse lugar só de corpo, mas o coração está longe. Uma vez o Pastor Denilson pregou que há um luta pelo seu coração!

No verso 14 do capítulo 01 falam que eles estavam perseverando em oração.
Todos nós temos promessas! A bíblia menciona 37mil promessas para os filhos de Deus e eu tenho certeza que você quer ver todas se cumprirem em sua vida!

Pois bem, a igreja Primitiva nos mostra o jeito que devemos aguardar a promessa se cumprir. Meu irmão você não deve aguardar de qualquer jeito, você tem que aguardar em obediência, você tem que aguardar em oração, em santidade, você precisa caminhar em unidade com seus irmãos em Cristo, com o mesmo coração, a mesma devoção a Deus.

Por Lehi Nobre Dias e Erika Nobre Dias
Discipulado Teens
Projeto Celebrar 2016
Ano de Novos Caminhos