segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Colheita acima da Linha do Sobrenatural



Base bíblica: Marcos capítulo 04 versículos de 26 e 27

E dizia: O Reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra, e dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse, não sabendo ele como.

Após a morte de Jesus muitos discípulos de Jesus voltaram aos seus afazeres antigos, a decepção por ver o nosso Mestre morrer de maneira tão brutal conduziu de volta ao lugar onde haviam sido vocacionados, tomados de grande inquietação sofriam calados distante da vontade de Deus. Jesus nos deu o maior dos presentes, a presença do Espírito Santo vivendo em nós, e isso é tudo o que eu preciso para não parar no meio do caminho, Ele é a força que preciso para continuar. Muitas pessoas não conseguem romper com a linha do sobrenatural, porque estão vivendo a distância do parâmetro estabelecido por Deus. Jesus prometeu que faríamos obras maiores que as que Ele realizou, maiores milagres, maiores curas, mas muitas vezes nos vemos tão distantes desta realidade que parece que isto nunca irá se concretizar. Se você está assim então é sinal de que você precisa romper a linha do sobrenatural.

Imagine uma linha acima da sua cabeça, após esta linha está o sobrenatural de Deus e abaixo dela a sua realidade, cheia de crises e problemáticas aparentemente insolúveis, de vez em quando um homem valente ousa olhar acima desta linha e vislumbra a realidade de Deus para sua vida e decide voltar a realidade inferior abaixo desta linha. Muitas vezes agimos desta forma, Deus nos convida a estarmos no lugar sobrenatural de Sua presença, mas nos recusamos a permanecer lá. Você até assume o chamado para fazer discípulos, começa a trabalhar forte na obra, e de repente algo aflige o seu coração: Onde está a colheita?

Esta passagem nos conta de um homem que plantou, ou seja, trabalhou e foi dormir. Jesus compara esta realidade com o Reino dos céus, pois podemos plantar em seu reino, mas nunca saberemos quando exatamente iremos colher. O problema é que o fato de insistirmos em andar abaixo da linha do sobrenatural atentando somente para as coisas que se veem somada com o tempo de Deus para uma semente crescer pode trazer-nos grandes preocupações, frustrações e ansiedades. Sentimento de incapacidade pode apoderar-se do coração de um líder ou discípulo que insiste em andar abaixo da linha do sobrenatural.

É certo que para vermos a colheita é preciso trabalharmos forte, existem situações que irão exigir minha persistência para causar o sobrenatural, um dos maiores exemplos disto foi Elias que clamou por chuva e a chuva caiu, clamou por fogo e fogo caiu, ele ativava o mundo espiritual ao seu favor, existem situações que exigirão uma postura semelhante a de Elias, mas concernentes à multiplicação de nossas sementes e crescimento de nossas células Jesus nos ensina que há um tempo e este tempo não é o nosso. Qual o papel do Líder ao esperarmos pelo tempo de Deus? Descansar.

Que fique claro que este descanso não é um descanso negativo, não é similar a sonolência espiritual, passividade, superficialidade ou conformismo, este está abaixo da linha do sobrenatural. O descanso que estamos falando é aquele pautado pela palavra que diz: “Assim como o céu está muito acima da terra, assim os meus pensamentos e as minhas ações estão muito acima dos seus.” (Isaias 55:09) é saber que Deus não falhará porque Ele tem o tempo certo para todas as coisas, devemos olhar com esperança para Ele porque diz a palavra “Todos os seres vivos olham para ele com esperança, e ele dá alimento a todos no tempo certo.” (Salmos 145:15) Devemos tão somente continuar a sua obra com entusiasmo, motivando os discípulos a acreditarem em seu chamado e enxergarem o seu potencial.

...predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, (Efésios 01:11).  Deus predestinou a nossa vida, predestinou nossa colheita, nada pode impedir a Sua vontade, porque Ela é poderosa e absoluta. Precisamos entender esta realidade, pois ela tirará o sentimento de frustração e improdutividade impregnada em nossa mente, mostrando uma imagem falsa ao nosso respeito de que somos pobres e pequenos, se de fato você vive uma vida morna aquém das orientações de Jesus, a palavra diz que você é “miserável, pobre, cego e nu.” (Apocalipse 03:17) ,mas se do contrário, você tem se esforçado em viver uma vida piedosa, com temor, semeando constantemente, cumprindo o seu chamado, a bíblia diz que você é herdeiro, co herdeiro e será glorificado assim como Jesus foi. (Romanos 08:17)

 Tudo o que precisamos é de fé e coragem para romper a linha do sobrenatural. Muitas vezes nos conformamos em viver de migalhas, mas Deus tem um mundo sobrenatural, nos contentamos em viver com pequenas visitações de Sua Glória, mas existe mais. Deus deseja nos ver andando em cima da linha do sobrenatural, no lugar da sua glória, sem os laços deste mundo, além das paixões, além das frustrações, além muito mais além. Não é em vão o nosso trabalho a semente de honra escraviza o futuro de honra. Existem formas de consolidar tudo isto e uma delas é a oração, talvez a mais importante, oração no sentido original, porque oração é muito mais do que pedir, é uma ferramenta que me aproxima de Jesus e sempre que me aproximo Dele as coisas tornam-se mais fáceis. Precisamos trabalhar, precisamos orar bastante, mas nesta noite a Palavra nos diz que precisamos descansar em Deus. Ele deseja que sua vida seja muito mais do que pedir.

A sociedade baseia-se em alicerces instáveis e constantemente mudam seus corações. E um diagnóstico sociológico de um grande amigo me chama a atenção, ele diz que estamos vivendo em épocas onde as pessoas estão endurecidas para o Evangelho, isto devido a bonança na qual vivemos. A riqueza e a satisfação trazem a ilusão de que não precisamos tanto assim de Deus. Qual riqueza estou falando? Crescemos ouvindo falar, por exemplo, da divida externa do Brasil e como era improvável que pagássemos devido aos juros empregados, mas o Brasil pagou a divida externa! Existe uma projeção que diz que em 2016 o Brasil será a 4º maior potência do mundo. Definitivamente estamos em um dos tempos mais prósperos de nossa nação, porém a geração que nasce com grandes facilidades tende a se tornar mais frágil, antes tínhamos de enfrentar a dor do mertiolate para sarar a ferida. Hoje o mertiolate não causa dor. Exemplo cômico, mas com fundo de verdade. Hoje pessoas param por muito pouco. Os antigos tinham que enfrentar a dor e por isto eram mais fortes.

Não se engane para que consiga as coisas do Reino é preciso lutar, orar, clamar, mas tudo isto tem que ser acima da linha do sobrenatural, acima do comum, continue tendo fé, vontade e força, lance a semente porque no tempo certo Deus irá fazer florescer.

Pr. Denílson de Almeida
Domingo 11 de novembro de 2012
Projeto Celebrar Guilhermina
Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas 1280
Jd. Guilhermina – Praia Grande – SP
Culto de quarta às 20hs e domingo às 19hs

 

 



quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Mover arde em mim o Teu fogo Senhor – Parte 1



Base bíblica: Habacuque capítulo 03 versículos de 01 e 02

“Oração do profeta Habacuque sob a forma de canto. Ouvi, SENHOR, a tua palavra e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica; na ira lembra-te da misericórdia.

Texto auxiliar: Marcos 12:30 “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças.”

Deus deseja que realizemos a sua obra com intensidade, o dia que você sentir que sua intensidade com Deus não está legal, significa que o fogo do Espírito Santo está apagando dentro de você. E você sabe o que é viver com esta chama apagada? Habacuque foi um homem que viveu em um tempo onde Israel estava pagando um preço por ter deixado Deus de lado, a chama do coração daqueles homens haviam se apagado e por isso Israel sofreu consequências terríveis. Nos textos anteriores Habacuque descreve estes tempos, ele diz que; Estava cercado de destruição e violência, com brigas e lutas por toda a parte e ninguém obedecia a Lei do Senhor (Habacuque 01:03e04).

Habacuque foi um homem que no meio de um povo totalmente apagado, sem intensidade com Deus, vivendo a deriva dos seus sentimentos e esquecido dos milagres de Deus, sentiu saudade daquilo que já tinha experimentado, mas por causa daquele esfriamento, nem mais o profeta o povo queria ouvir. Habacuque estava indignado principalmente com os lideres e sacerdotes, haviam muitos profetas e sacerdotes naquela época, mas nenhum se levantava para honrar a Deus. Então no capitulo 02 Deus levanta Habacuque para escrever algo que iria despertar aquela nação e aqui identificamos que Avivamento é um despertar espiritual. Então oro para que você que está adormecido e apático às coisas de Deus comece a despertar a partir desta leitura, porque esta é a vontade de Deus!

Ninguém pode ser plenamente feliz sem o despertar do avivamento de Deus em sua vida. O interessante que Habacuque levantou-se para profetizar em forma de música. Ele provavelmente direcionou o regente a como entoar aquela música. Esta música deveria ser cantada de uma forma espiritual e dançada de modo especial, Habacuque quer nos dizer que é preciso expressão para adorar a Deus. Muitas vezes cantamos sem intenções, fazemos de forma tão parcial e mecânica, Habacuque quer nos dizer que o cântico que sai dos nossos lábios precisa ter um propósito, precisamos adorar e não somente cantarolar. É diferente. Existe diferença entre cantar com e sem emoção. Há uma grande diferença e em Marcos 12:30 diz que devemos sair da superficialidade, e uma coisa eu quero te dizer irmão, quando você sai da superficialidade muitos ficam chocados com você, ficam assustados, mas escute algo: Tem que ser assim! É desse jeito! Porque o tempo do morto vivo ficou no passado, hoje temos nova vida em Cristo! Aleluia!

Oração e Louvor se não tiver vontade não tem avivamento. Emoção é muito importante para o que fazemos, tem gente que chora porque perdeu 100R$, tem gente que chora no último capítulo da novela, tem gente de chora porque o namorado deixou, mas não tem a capacidade de chorar na presença de Deus por Ele ter perdoado os seus pecados, por ter ensinado o caminho em que deve andar, por livrar da morte, por inúmeros benefícios que o sacrifício da Cruz lhe deu por direito e herança. Tem gente que vibra muito mais no trabalho por algum beneficio que o patrão fez do que na casa de Deus por Tudo aquilo que Deus fez por você.

Tudo que você faz sem sentimento não tem vida. Habacuque entendeu isto. A emoção identifica o nosso amor, a emoção expressa o nosso desejo, precisamos mostrar o nosso sentimento a Deus. Precisamos nos interessar quando ouvimos algo de Deus, temos que ser como os discípulos no caminho de Emaús em Lucas 24:32 “E disseram um ao outro: Porventura, não nos ARDIA O CORAÇÃO, quando ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as Escrituras?”....Ouvir os ensinamentos bíblicos tem que arder o nosso coração, mas não é bem isso que acontece, quando ouvimos uma pregação não vemos a hora de acabar, dá um sono... Eu te digo que muitas vezes no centro de macumba há mais devoção, respeito e emoção do que na Casa de Deus... Isso é uma vergonha. A emoção denuncia o meu desejo, as minhas atitudes denunciam quem eu sou.

Avivamento virá quando empenhar-me em conhecer a Deus

“Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar.” Isaias 11:09

Aprenda uma coisa: Avivamento sem conhecimento da Palavra não tem sustento. É preciso investimento na vida ministerial em leitura e estudo da bíblia. Há uma critica que diz que na igreja tradicional eu aprendo sobre Deus e na igreja pentecostal eu sinto Deus, mas o avivamento tem que estar onde você está. O maior problema que identifico é que muitas pessoas começam e não terminam o que começaram, começam um propósito com Deus e param pela metade, fazem uma aliança com Deus e no meio do caminho sente saudade da vala... Isso é a razão de muitos fracassos.

O avivamento virá quando temermos a Deus.

“Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.” Gálatas 05:19 a 21

Temor, respeito, medo de pecar, isto muita gente já perdeu. Ignoram que um dia serão julgadas pelos seus atos, um dia compareceram ao tribunal do Senhor. O pecado é uma obra da carne, mas a insistência na carnalidade é uma ofensa àquilo que o Espírito Santo está construindo em sua vida. E a bíblia fala que todos os pecados Deus pode nos perdoar, mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo. (Marcos 03:29) Blasfemar é falar ou agir sem o devido respeito a assuntos sagrados. Está faltando temor em Sua vida? Está faltando respeito? Então te convido irmão: Arrependa-se! Deus é bom saiba que quando sair algo verdadeiro de sua vida Deus irá te responder. Deus está querendo te levar para um nível maior de intimidade. Desperte! Mas quero te dizer algo muito importante: mesmo que você jejue, ore, suba no monte, isto tudo não obriga Deus a fazer nada, esta teologia de mandar Deus fazer as coisas não funciona. Devemos temer de coração e Deus que sonda todos os corações irá por sua vontade e graça nos responder se assim lhe aprouver.

É preciso tomar uma atitude irmão. Tenho dois filhos lindos porque tive atitude de pedir a mão de minha esposa em casamento, Deus me deu uma casa porque tive atitude de ser fiel em meu trabalho numa escala de 12 por 36 difícil pra mim, mesmo dependendo de ônibus com minha esposa grávida não perdia um culto, atitude e persistência são ingredientes para o avivamento.

Habacuque conseguiu ver o avivamento, um homem na direção de Deus conseguiu despertar um povo. Haviam 12 profetas, mas só Habacuque clamou por avivamento. E você? É como Habacuque, ou faz parte dos outros 11 que não estavam nem aí? Deus está, através desta palavra, querendo que você entenda a sua necessidade de ser avivado, mas descongele os seus sentidos, porque Avivamento sem sentimento não é nada. Habacuque disse ao regente: “você tem que tocar dessa forma”, ou seja, não é de qualquer jeito. Deus quer nos ensinar a como devemos adorar a Ele. Você quer aprender?

Então expresse o seu desejo! Sinta a presença do Espírito Santo! Seja intenso! Descongele os seus sentimentos!

Abra o link abaixo e converse com Deus enquanto a música toca.
http://www.youtube.com/watch?v=kynBfMcN8Nc

Fique na Paz.

Pr. Denílson de Almeida
Quarta 07 de novembro de 2012
Primeiro dia do Mover Arde em mim o Teu fogo Senhor
Projeto Celebrar Guilhermina
Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas 1280
Jd. Guilhermina – Praia Grande – SP
Culto de quarta às 20hs e domingo às 19hs


segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Um convite irrecusável



Base bíblica: Lucas capítulo 14 versículos de 15 à 24

Texto auxiliar: “Filho meu, Dá-me, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos Meus caminhos.” Provérbios 23:26

Todo coração tem um dono e Jesus reinvidica ser dono do nosso coração, por quê? Porque é possível sermos filhos de Deus e o nosso coração estar longe do Pai, longe da vontade do Pai, longe de seus caminhos. Tem momentos nos quais deixamos as circunstâncias endurecerem de tal forma o nosso coração que e os nossos ouvidos se tornam tão surdos ao ponto de não assimilarmos mais a vontade de Deus, mesmo sabendo que ela é boa, perfeita e agradável. O coração é o bem mais valioso que temos em nós, mas afinal o que nos referimos ao dizermos coração? Quando a bíblia fala sobre coração refere-se as nossas atitudes, vontades, desejos, sentimentos e emoções. O coração é valioso tanto no âmbito físico quanto no espiritual, dentre as coisas nobres que você guarda no seu coração, três delas se destacam; vida, família e fé. O coração é tão valioso que o primeiro a lutar por ele é o diabo. O diabo sabe que atingindo o seu coração você se torna uma presa fácil. E não se engane porque ele é insistente de alguma forma ele quer te atingir, se não mata o seu coração, ele rouba, se ele não rouba, ele destrói. Esse é o objetivo do diabo. A pergunta é: onde está o seu coração?

Nesta parábola que lemos em Lucas 14:15a24, Jesus nos mostra a importância de estar em sua mesa. A passagem relata um Homem, que manda o seu servo chamar os seus convidados a virem se assentar a mesa com ele, pois ele tinha preparado uma ceia, um banquete. É um convite irrecusável, não é mesmo? Mas não é isto que a passagem nos mostra, mas sim que todos os convidados deram desculpas para não estar à mesa daquele homem.

Jesus, na santa ceia, compara o seu corpo com o pão e o seu sangue com o vinho com esta parábola Jesus quis expressar o desejo do Pai em aceitarmos o Seu convite de nos assentarmos à sua mesa e nos alimentarmos do seu Pão, ou seja, aceitarmos à Jesus como dono de nosso coração. O que é mais lindo nisto tudo é que Deus não deseja só que você seja um numero em sua mesa, o primeiro convite é para salvação, “Venham cear”, mas o segundo convite é para intimidade “Assentem-se à minha mesa” e este momento significa que Deus quer relacionar-se conosco, conversar conosco, nos amar. Dizer não para este convite é um terrível erro.

Todo banquete tem o seu momento para ser servido, e por isso eu digo; aproveite em quanto é tempo! Esta é a hora! Deus não quer apenas discursos de seus lábios, dizendo que Ele é o Senhor da sua vida, mas Ele quer o seu coração de fato e verdade. Diz a parábola que os convidados recusaram, então o convite é ampliado a todos. Todo homem e mulher, onde quer que estejam, seja na sarjeta ou na vala, sejam embriagados ou barganhando, seja brincando ou se prostituindo, todos! O convite foi ampliado a todos! Não sei qual é a sua situação, mas o convite foi ampliado a você! Entenda isto!

O interessante é que os convidados pareciam estar acostumados a estarem com aquele homem bem sucedido e aquele parecia ser somente mais um convite. E quantas vezes agimos assim para a voz de Deus? Banalizamos a palavra, desmerecemos o pregador, nos fingimos de surdos, permitimos viajar em nossos pensamentos enquanto estamos tratando de assuntos nos quais poderão mudar a sua vida. Não se engane você não está lendo este texto por acaso, Deus tem um propósito em sua vida, não desmereça, não banalize, o Espírito Santo Ele é quem ministra, e Ele está interessado em agir em sua vida. Deixe-o agir em sua vida.

Diga-me se não é assim nos dias de hoje? O Senhor convida e um foge por motivo “x” e outro por motivo “y”, uma das desculpas mais corriqueiras é aquela: “Ainda não... Preciso me preparar...” e nisso entra ano e sai ano e nada daquela pessoa estar pronta. Mas quando afinal você estará pronto? Quero que você saiba que se até uma abelha é capaz de produzir algo tão singular quanto o mel, imagina você irmão! Você tem algo especial! Esteja pronto irmão! Este é um convite nobre! Pare de dar desculpas, pois toda desculpa esfarrapada repele a nobreza.

Ele está te dizendo: Filho meu, Dá-me, o teu coração...

Quando um filho se senta a mesa com pai, ele presta conta de sua vida para o pai. Sente-se a mesa com Deus, preste conta de sua vida, todo dia é dia de prestarmos conta! Aproveite agora irmão, pois se nesta prestação de conta algo estiver errado, ainda dá tempo de corrigir. Porque em Mateus 12:36 diz: “Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo”. Este dia do Juízo será a ultima prestação de contas, você esperará este dia para se redimir? Esperará este dia para mostrar que tem interesse em se relacionar com Deus de forma íntima? Tem certeza?

A geração que experimentar da Aliança que o Senhor Jesus fez na Cruz, experimentará a Sua essência dentro dela, será tirada da sarjeta e se assentará a mesa do banquete. E aí você faz parte desta geração?

Repita isto em voz alta: Sim! Eu faço parte desta geração!

Pr. Denílson de Almeida
Domingo 04 de novembro de 2012
Projeto Celebrar Guilhermina
Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas 1280
Jd. Guilhermina – Praia Grande – SP
Culto de quarta às 20hs e domingo às 19hs

 


quinta-feira, 1 de novembro de 2012

As três unções de Davi



Base bíblica: Salmos capítulo 51 versículos de 09 à 17

Este é um texto escrito por Davi dentro de uma crise. Davi era tão intimo de Deus que mesmo que passasse por dores ele se achegava a Deus de maneira tão íntima ao ponto de escrever lindas canções e Salmos, não que ele tivesse prazer em sofrer, mas ele recorria a Deus em meio a seu sofrimento para que o mesmo o fortalecesse. Diferente de pessoas que alimentam, por sua própria vontade, um sofrimento a vida inteira. Você já percebeu quantas pessoas são assim? Parece que tem prazer em sofrer, pois alimentam as suas dores diariamente, elas escolhem o caminho da dor ao invés da cura. Tem um ditado que diz: “O tempo cura todas as dores” Será mesmo? Tem pessoas que preferem viverem longas datas com a dor, ao invés de dizer: “Desisto Senhor, cura a minha dor!”. Querido vença seus argumentos! Busque a Deus! Porque o tempo não resolve nada. Igreja é hora de reagir contra o tempo, remindo o tempo, se não o tempo será uma ferramenta onde potenciará a sua tristeza. É hora de dizer ao dono do tempo: “mude o meu coração!”. Muitos dizem que sua vida é de Deus, mas entregam suas vidas nas mãos do tempo, será que a sua vida está nas mãos do tempo? Davi quando escreveu este texto pediu três unções, vamos a elas:

1º unção: “Cria dentro de mim um espírito inabalável” Sl 51:10

Davi pediu isto a Deus porque sabia que tudo queria derrubar a sua alegria. Existem situações que se levantam no objetivo de balançar a nossa estrutura, abalar nossos sentimentos, roubar a nossa alegria e esfriar a nossa fé. O Espírito Santo é um espírito firme porque nos dá a certeza que amar a Cristo é melhor do que qualquer coisa nesta terra, Ele nos dá a certeza que mesmo que minha vida esteja um caos Jesus é a minha melhor escolha porque Ele põe ordem ao caos. Por isso Davi pediu este Espírito, porque ele precisava ser inabalável.

2º unção: “sustenta-me com um espírito voluntário” Sl 51:12

Davi era um líder, um Rei, ele pediu uma unção onde sobrepujasse toda dor e amargura, pois sentia o dever de cuidar do seu povo com excelência. Terrível coisa é liderar com amargura e ouvir um líder amargurado. Davi sabia disto por isso pediu amor e honra. Espírito voluntário é amar e honrar o meu próximo é curar aqueles que precisam de cura. Foi para isto que fomos curados. (Leia 1º João 03:14)

3º unção: “Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.” Sl 51:17

Existe um risco na dor, pois se não tomarmos cuidado ela endurece o nosso coração. Davi passou por muitas dores por isso pediu um Espírito quebrantado, pois só o quebrantamento, ou seja, choro em arrependimento pode amolecer o nosso coração. Saiba que para um coração duro nem a vitória é o bastante, até a vitória tem um efeito lamentável para quem está com coração duro, porque esta pessoa ficará orgulhosa.

Mate o seu orgulho, vença os argumentos da sua mente e coração, tire das mãos do tempo a sua dor e deposite a sua vida nas mãos do Senhor, pois quando deixo as mãos de Deus curar minha vida e não o tempo sou vencedor!

Depois deste texto Davi respirou para viver uma nova história em sua vida, respire fundo porque Deus te conduzirá a um novo tempo, dias de êxito, em sua vida.

Creia!

 
Pr. Denílson de Almeida
Quarta 31 de outubro de 2012
Projeto Celebrar Guilhermina
Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas 1280
Jd. Guilhermina – Praia Grande – SP
Culto de quarta às 20hs e domingo às 19hs